• Muzambinho.com
  • loja.muzambinho.com
  • Muzambinho.com
  • muzambinho.com.br

Queda nos juros e no endividamento criam cenário positivo em MG

Redação5 de novembro de 20193min0
money-2387280-1920-950x535
Dois indicadores relevantes estão contribuindo para a criação de um cenário positivo na economia mineira.

Dados da Câmara de Diretores Lojista de Belo Horizonte (CDL/BH) indicam que, em setembro, caiu o percentual de endividados mineiros. De acordo com o Indicador de Dívidas em Atraso do Conselho Estadual do SPC, foi registrada redução de 4,02% na comparação com o mesmo mês do ano anterior (setembro de 2018).

Esse é o terceiro ano consecutivo em que ocorre recuo do endividamento nesta base de comparação. Esse percentual de queda foi o maior para o mês da série histórica, que teve início em 2011.

Para o presidente da CDL/BH, Marcelo de Souza e Silva, esse resultado positivo é explicado pela melhora de alguns indicadores econômicos, como a desaceleração da inflação e a queda dos juros.

“Com um ambiente mais favorável, os mineiros estão buscando sair do cadastro de devedores. Mesmo com o orçamento ainda apertado, os consumidores vêm tentando regularizar sua situação financeira e pagar suas dívidas para voltar ao mercado de crédito e de consumo”, comentou ele. Na variação mensal também houve redução das dívidas de 0,43%.

Por sua vez, a Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg) avaliou como muito positiva a decisão do Comitê de Política Monetária do Banco Central de reduzir a taxa Selic, que caiu de 5,50% para 5,00% ao ano. Para a entidade, a autoridade monetária levou em conta três indicadores: a grande ociosidade dos fatores de produção, o atual nível de desemprego, que está muito elevado, e a ausência de pressões inflacionárias.

Apesar de o cenário ser ainda muito negativo, tais indicadores corroboram para uma esperada retomada da economia – tanto em nível estadual como no contexto nacional. Segundo especialistas, uma recuperação econômica neste final de ano seria fundamental para se criar uma base mais sólida para o país entrar em 2020 com perspectivas positivas.

Fonte: Interesse de Minas

  • Muzambinho.com
  • Muzambinho.com
  • Aki Tem Muzambinho
  • Ovos Rachel

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *