Governo Federal lança projeto incentivando a empregabilidade
Com o nome de Programa Verde e Amarelo, o projeto visa gerar ao longo de três anos, cerca de 4,5 milhões de empregos.
Como público-alvo, foi listado para essa iniciativa do governo jovens que buscam inserção no mercado de trabalho ou o primeiro emprego, trabalhadores desempregados que estejam cadastrados no banco de dados do Sistema Nacional de Empregos e pessoas inscritas no Cadastro Único para programas sociais do Governo Federal. Além desses exemplos, o programa também será voltado para trabalhadores que estão empregados em ocupações que sofrem com a diminuição de vagas de trabalho devido a modernização tecnológica e outras formas de reestruturação produtiva. Mas, para esse grupo de trabalhadores especificamente, devem ser oferecidos mecanismos para requalificação ou recolocação no mercado de trabalho.
De acordo com o Planalto, as entidades encarregadas dos processos de formação serão pagas por performance. Pela proposta, só receberão recursos públicos os parceiros privados que comprovarem a empregabilidade dos ex-alunos.
Para auxiliar na tarefa de descobrir as demandas por emprego, o governo também vai incentivar, com o auxílio da rede pública de educação profissional, o mapeamento da real demanda do setor produtivo por qualificação profissional.
Com isso, a projeto visa promover uma qualificação profissional alinhada com as demandas reais dos setores produtivos visando um futuro com mais empregabilidade.
Fonte: portalondasul.com.br