• muzambinho.com.br
  • loja.muzambinho.com
  • Muzambinho.com
  • Muzambinho.com

Treinamento em Educação Ambiental Humanitária em Bem-Estar Animal

Redação29 de novembro de 20193min0
O treinamento aconteceu no auditório principal do IFSULDEMINAS Campus Muzambinho, e ministrado por uma profissional geógrafa e pós-graduada em Educação Ambiental.

No dia 25 de novembro de 2019 ocorreu no auditório principal do IFSULDEMINAS Campus Muzambinho o “Treinamento em Educação Ambiental Humanitária em Bem-Estar Animal”, ofertado gratuitamente pelo Fórum Nacional de Proteção e Defesa Animal (FNPDA) e viabilizado pelo IFSULDEMINAS e pela Prefeitura Municipal de Muzambinho. Os responsáveis pela organização foram a professora Diana Cuglovici Abrão e o médico veterinário Vânius Vinícius Dipe com apoio dos discentes do curso de medicina veterinária do Campus Muzambinho Aline Adeodato Nicola, Ana Luísa Pereira Rocha, Camila Santos de Souza, Carmem Fernanda Bócoli, Luan de Andrade Oliveira e Mariana Augusta Mansini, tendo esta última coordenado a comissão organizadora dos discentes.

O evento, voltado para capacitação de professores, coordenadores e gestores dos ensinos fundamental, médio e superior, envolveu também alunos, profissionais das áreas de saúde e meio ambiente, além de pessoas que trabalham com manejo populacional de cães e gatos, ativistas e protetores de animais. Foram dois treinamentos realizados no período matutino e noturno, tendo presentes 111 participantes. O público, bastante diverso, foi composto de professores e estudantes das instituições PUC Minas (Poços de Caldas), IFSULDEMINAS (Muzambinho), Unifenas e Emei Lago Azul (Alfenas), E. E. Professor Pedro Saturnino de Magalhães (Cabo Verde), E. E. Bom Retiro (Muzambinho), Unimes Virtual, UNIFEG (Guaxupé), além de gestores das Secretarias Municipal de Educação e Vigilância Sanitária de Muzambinho, fiscais de Vigilância em Saúde, médicos veterinários de prefeituras, protetores individuais e ONGs de proteção animal das cidades de Alfenas, Campos Gerais, Guaranésia, Guaxupé e Juruaia.

O treinamento foi ministrado pela geógrafa e pós-graduada em Educação Ambiental Dra. Elizabeth MacGregor, diretora de Educação do FNPDA, autora de capítulo de livro, com mais de 20 anos de experiência no terceiro setor tendo trabalhado em ONGs britânica e brasileira. O curso teve como objetivo usar a educação ambiental humanitária em bem-estar animal como ferramenta de mudança da percepção das pessoas sobre o impacto das suas ações sobre meio ambiente e, consequentemente, sua responsabilidade sobre elas, acima de tudo na biodiversidade e nas outras espécies animais, mostrando como isso está intimamente relacionado ao bem-estar do próprio ser humano. Este curso já capacitou mais de 10 mil professores em todo o país e Muzambinho foi o 101º município contemplado.

*Se quiser levar este treinamento ao seu município (gratuitamente), entre em contato com a equipe do FNPDA: [email protected] ou [email protected]

Texto: Profa. Diana Cuglovici Abrão

  • Muzambinho.com
  • Muzambinho.com
  • Ovos Rachel
  • Aki Tem Muzambinho

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *