• Muzambinho.com
  • muzambinho.com.br
  • loja.muzambinho.com

O pioneirismo da Casa Gonçalves de Muzambinho no ramo de supermercados em Minas Gerais

Redação27 de janeiro de 20203min1
Alfredo Gonçalves, com cerca de 37 anos, ainda muito novo, mas com uma visão empresarial e um desejo de crescer sempre mais - "Transformei meu armazém em um supermercado".

A Casa Gonçalves Com. e Ind. Ltda., foi fundada em 1950, ao lado do antigo “Hotel Beato”, onde hoje, é o Misk, ou simplesmente a lanchonete do Miltinho, como é conhecida.

Eu, Alfredo Gonçalves Filho, no ano de 1951, fui convocado pelo Exército. Nessa época, o pessoal da saúde do Exército era frequentador do meu “boteco”. Fui a Três Corações, por conta de minha convocação, ficando por lá apenas uma semana. Fui dispensado por já estar estabelecido em minha cidade.

Fiquei nesse endereço, onde é a lanchonete do Miltinho Gonçalves, por volta de 4 ou 5 anos, quando transferi o comércio de secos e molhados para o endereço atual, à Rua Carlos Prado, com depósito de bebidas, adquirindo também a fábrica de farinha de milho, famosa em toda região, com vendas no atacado por toda Sul de Minas.

Nos anos de 1956/57, nos mudamos para o nosso atual endereço à Av. Dr. Américo Luz, 192, esquina com a Carlos Prado.

Alugamos um armazém em São Paulo para depósito de mercadorias que adquirimos lá, à Rua Carlos Souza Nazareh, em frente a Av. Senador Queiroz, que dava frente ao Mercadão Municipal.

Era produtor rural, dos derivados do milho e vendíamos no atacado, distribuindo em todo  Sul de Minas, época essa de 1960 a 1970.

O primeiro supermercado do Brasil foi idealizado por um grande empresário, na década de 60, Mário Wallace Simonsen. Nessa época eu tinha muita frequência na capital paulista, e já acompanhando as montagens dos supermercados de lá, simpatizei com o novo sistema, trazendo e montando em Muzambinho, com cerca de 15 mil habitantes, nos idos da década de 70. Talvez o 1º supermercado do estado de Minas Gerais, afirmando que em toda região não havia semelhante como as grandes cidades.

Com cerca de 37 anos, ainda muito novo, mas com uma visão empresarial e um desejo de crescer sempre mais, transformei meu armazém em um supermercado. Foi uma evolução muito grande para uma cidade pequena. Hoje são seis lojas em Muzambinho, Cabo Verde, Monte Belo, Botelhos, Eloi Mendes e Alterosa.

Assim sendo, sem que ninguém da região soubesse do que se tratava, surgiu o pioneiro “Supermercado Gonçalves” ou “Casa Gonçalves” como amamos há décadas.

Queremos deixar claro, sem erro, que o supermercado no Brasil, tem o tempo de 50 anos.

Lembro ao final que a minha sucessão está mais viva do que nunca, nas mãos de meus sucessores André Henrique e Marcelo Luiz.

Fonte: A Folha Regional

  • Muzambinho.com
  • Muzambinho.com

Um comentário

  • Paulo

    27 de janeiro de 2020 at 14:47

    Parabéns

    me sinto muito feliz com histórias de vencedores amo muzambinho

    Responder

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *