• loja.muzambinho.com
  • muzambinho.com.br
  • Muzambinho.com
  • Muzambinho.com

10ª Edição do ENCONTEC abordará Agricultura 4.0

Redação1 de fevereiro de 20205min0
ENCONTEC_2020_-_logo
A 10ª edição atenderá a demanda regional sobre a agricultura digital.

O ano de 2020 será marcado pela 10ª Edição do ENCONTEC – Encontro Tecnológico do IFSULDEMINAS – Campus Muzambinho, edição para a qual são esperados aproximadamente 800 participantes. Neste ano, o ENCONTEC terá como tema a Agricultura 4.0, com o objetivo de apresentar aos produtores um conjunto de tecnologias digitais que possibilitará a otimização da produção agrícola.

O evento teve sua origem a partir do “Dia do Milho” da extinta Escola Agrotécnica Federal de Muzambinho. A programação, que até então era voltada apenas para o cultivo do milho, foi ampliada com a inserção de trabalhos experimentais da área de Ciências Agrárias executados no Campus e voltados à melhoria das atividades no campo, saúde e segurança.

Atualmente, o ENCONTEC conta com exposições de trabalhos ligados a vários cursos e Grupos de Estudos que compõem o Campus. O evento engloba atividades de discentes e docentes dos cursos superiores de Engenharia Agronômica, Medicina Veterinária, Educação Física, Ciências da Computação e também dos cursos técnicos de Agropecuária, Alimentos, Enfermagem e Segurança do Trabalho.

Encontec 2020

Além de discentes e docentes, os técnicos administrativos e terceirizados também colaboram no evento. Ariana Vieira Silva, professora do Campus Muzambinho e organizadora do ENCONTEC, é uma das idealizadoras do evento e explicou que o tema do Encontro é levantado durante as palestras que são realizadas pelos acadêmicos em bairros rurais. A 10ª edição atenderá a demanda regional sobre a agricultura digital. “Nós do IFSULDEMINAS temos vários aplicativos em início de patente, e temos que apresentá-los para os produtores utilizarem na agricultura familiar, possibilitando assim mais atividades sustentáveis.”, declara a docente. O tripé da sustentabilidade é consolidado ao adotar sistemas mais econômicos, ambientalmente corretos e socialmente justos.

Os estudantes do Campus Muzambinho que se envolvem no ENCONTEC colocam em prática o Ensino, Pesquisa e Extensão, ações ligadas diretamente à missão da instituição. A professora Ariana pontua ainda que os alunos envolvidos adquirem desenvoltura para lidar com as dúvidas dos produtores e são preparados para atuar no mercado de trabalho, inclusive no que diz respeito ao processo de realização de Dias de Campo.

Veja a retrospectiva do Encontec:

2011 – Encontro Tecnológico reúne cerca de 200 participantes no Campus Muzambinho

2012 – Campus Muzambinho realizará Encontro Tecnológico no dia 31 de março

2013 – Encontro Tecnológico leva conhecimento teórico e prático a profissionais da área agrícola

2014 – IFSULDEMINAS – Campus Muzambinho realiza 4º Encontec

2015 – Quinta edição do Encontec reúne mais de 170 pessoas no Campus Muzambinho

2016 – Confira como foi o Encontec 2016 que reuniu mais de 350 pessoas no dia de campo e na Feira Tecnológica

2017 – Encontro Técnológico do Campus Muzambinho reúne mais de 500 alunos e produtores da região

2018 – 8ª Edição do Encontro Tecnológico reúne mais de 700 pessoas do IFSULDEMINAS – Campus Muzambinho

2019 – 9ª Edição do ENCONTEC é realizada no campus Muzambinho

 

Texto e fotos: ASCOM

  • Muzambinho.com
  • Muzambinho.com
  • Aki Tem Muzambinho
  • Ovos Rachel

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *