• loja.muzambinho.com
  • muzambinho.com.br
  • Muzambinho.com
  • Muzambinho.com

Muzambinho começa campanha contra sarampo

Redação10 de fevereiro de 20204min0
Michel Divino Ap. Novais responsável pelo setor de Vigilância Epidemiológica acompanhou o primeiro dia de vacinação contra o sarampo nos postos de Saúde de Muzambinho

Dona Bianca Vasconcelos, mora no bairro do Ribeirãozinho e fez questão de levar os dois filhos logo no primeiro dia da campanha.” Nycolas e Antonio são meus bens mais preciosos, cuidar da saúde deles é muito importante, não descuido das datas das vacinas.”

“Esta é uma campanha de atualização do cartão de vacinação, estão sendo imunizadas crianças e adultos até 49 anos. O Motivo da realização dessa nova campanha de vacinação é o fato do vírus do Sarampo continuar com circulação ativa em nosso país: no ano de 2019 foram quase 60 mil casos notificados da doença em todo o Brasil, dos quais 2.055 casos suspeitos foram notificados no Estado de Minas Gerais. O caso confirmado de sarampo mais próximo de Muzambinho ocorreu no município de Bandeira do Sul,” explica Michel.

Para o secretário de saúde, Ricardo Bonelli, “a importância da Campanha de Vacinação é para que se atinja uma maior cobertura vacinal contra o vírus do sarampo. Estamos com esta campanha para que nossas famílias fiquem protegidas. As equipes estão orientadas a verificarem e atualizarem o cartão de vacinação, aproveitamos essa campanha para conscientizar sobre a importância da imunização da população. Desta vez o foco são as pessoas de 5 a 19 anos de idade que estão com o esquema de vacinação incompleto para o sarampo, no entanto, todas as pessoas até 49 anos de idade estão sendo convidadas a ir até uma das salas de vacinação, portando o seu cartão de vacinas para verificar se estão em dia com a vacina Tríplice Viral, que além do Sarampo, protege também contra a Caxumba e a Rubéola” enfatiza o secretário.

Até dia 13 de março acontece a Campanha nos Postos de Saúde Amadeu Lima (Alto do Anjo) e no Ambulatório Itália Franco, anexo a secretaria de Saude, das 8 da manhã até as 16:30. No sábado dia 15 de fevereiro o Ambulatório Central vai realizar o dia D de vacinação das 8 às 17 horas. Para receber a vacina basta levar a carteirinha de vacinas.

O sarampo é uma doença viral, potencialmente grave e extremamente contagiosa, transmitida de pessoa a pessoa por meio de secreções expelidas ao tossir, espirrar, falar ou respirar. Seus principais sintomas são febre alta, exantema (manchas avermelhadas em todo o corpo), além de sintomas respiratórios e oculares, podendo evoluir para complicações graves ou fatais. A principal medida de prevenção contra o sarampo é a vacinação.

Vacinação contra o Sarampo:

– 06 meses a 11 meses: As crianças estão recebendo uma dose da vacina Tríplice Viral;
1 ano até 29 anos: Precisam ter registro de duas doses de Tríplice Viral;
– 30 a 49 anos: Precisam receber uma dose de Tríplice Viral;

LOCAIS DE VACINAÇÃO EM MUZAMBINHO:
-Posto de Saúde Alto do Anjo: Segunda a Sexta das 08 às 16:30 horas;
-Ambulatório Municipal: Segunda a Sexta das 08 às 16:30 horas;

– Dia de Mobilização Nacional “Dia D”: No Sábado (dia 15/02) das 08 às 17 horas no Ambulatório Central.

  • Muzambinho.com
  • Muzambinho.com
  • Aki Tem Muzambinho

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *