• loja.muzambinho.com
  • Muzambinho.com
  • muzambinho.com.br
  • Muzambinho.com

Coronavírus causa redução de poluição impressionante na China

Redação2 de março de 20204min0
02125712689122

Os níveis de poluição na China apresentaram um declínio significativo entre os meses de janeiro e fevereiro, que teria relação com a desaceleração econômica causada pelo surto do coronavírus no país, de acordo com a NASA.

Imagens de satélite divulgadas pela agência espacial americana mostram níveis decrescentes de dióxido de nitrogênio desde o início do ano, que começaram na região de Wuhan e se espalharam por todo o país. Este gás é emitido por usinas de energia, veículos a combustão e instalações industriais, e pode causar problemas respiratórios.

Segundo a NASA, a diminuição dos níveis de poluição do ar coincidiu com as restrições impostas às atividades industriais e de transportes, como medida para evitar a propagação do coronavírus, que já matou mais de 3 mil pessoas em todo o mundo, das quais 2,9 mil na China.

(Fonte: NASA/Divulgação)

Normalmente, os níveis de poluição diminuem quando as fábricas fecham durante as celebrações do ano-novo chinês, mas não tanto como agora. O pesquisador de qualidade do ar da agência Fei Liu falou sobre os dados registrados: “É a primeira vez que vejo uma queda tão dramática em uma área tão ampla causada por um evento específico”, disse ele ao site da agência.

Comparação com anos anteriores

A NASA realiza a medição da poluição provocada pelo dióxido de nitrogênio globalmente desde 2004 e conforme a agência, os valores referentes ao início de 2020 são significativamente mais baixos (de 10% a 30%) na China do que o normalmente observado nesta mesma época, em anos anteriores.

Em 2008, por exemplo, também houve uma redução significativa durante os Jogos Olímpicos de Pequim, mas o fenômeno ocorreu somente nas proximidades da cidade e os níveis do poluente voltaram a aumentar assim que o evento se encerrou.

Ainda de acordo com Liu, “este ano a taxa de redução é mais significativa do que nos anos anteriores e durou mais”, em parte por causa do coronavírus.

Fonte: TecMundo

  • Muzambinho.com
  • Muzambinho.com
  • Ovos Rachel
  • Aki Tem Muzambinho

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *