• loja.muzambinho.com
  • Muzambinho.com
  • muzambinho.com.br
  • Muzambinho.com

Retomada de atividades comerciais será debatida na ALMG

Redação29 de abril de 20205min1
AberturaComercio
Secretário de Saúde e especialista da UFMG discutem reabertura de estabelecimentos durante a pandemia de coronavírus.

A Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) recebe, nesta quarta-feira (29/4/20), o secretário de Estado de Saúde, Carlos Eduardo Amaral, e a presidente do Comitê Permanente de Acompanhamento das Ações de Prevenção e Enfrentamento do Novo Coronavírus, criado pela UFMG, a professora e pediatra Cristina Alvim. O objetivo é debater o programa “Minas Consciente”, que trata da reabertura gradual dos estabelecimentos comerciais no Estado.

O encontro será realizado no Plenário, a partir das 9 horas, e contará com a presença do presidente da ALMG, deputado Agostinho Patrus (PV), e do presidente da Comissão de Saúde, deputado Carlos Pimenta (PDT). A reunião poderá ser acompanhada ao vivo pela TV Assembleia e pelo canal do Legislativo mineiro no YouTube.

Carlos Amaral vai apresentar os protocolos sanitários que deverão ser seguidos para a reabertura gradual das atividades econômicas, propostos pelo Comitê Extraordinário Covid-19, do Executivo, o qual ele também preside.

Agostinho Patrus fará a mediação do debate com a especialista e Carlos Pimenta apresentará os questionamentos dos membros efetivos da Comissão de Saúde. De forma remota, os líderes da Maioria, da Minoria e dos blocos parlamentares também terão direito à palavra e apresentarão suas considerações.

O encontro faz parte da estratégia da Assembleia de Minas de acompanhar a atuação do Executivo e contribuir para o combate à pandemia. Já foram realizadas reuniões especiais com os gestores das secretarias de Educação, de Desenvolvimento Social e de Fazenda.

O secretário Carlos Amaral também já esteve na ALMG, no dia 2 de abril, para falar sobre a atuação da pasta no enfrentamento do coronavírus. Na ocasião, ele fez um relatório da doença em Minas, reforçou a importância do isolamento social para evitar o pico de contaminação e adiantou que o Estado se preparava para ampliar os testes.

Minas consciente – O programa do governo prevê a flexibilização do funcionamento do setor produtivo e de serviços em todo o Estado, mas deixa a critério das prefeituras a adesão e o momento mais adequado para se seguir as orientações.

O protocolo divide as atividades em quatro ondas: verde (serviços essenciais), branca (de baixo risco), amarela (médio risco) e vermelha (alto risco). Cada segmento será liberado gradativamente, de acordo com o risco que representa para a propagação da doença e com a capacidade de combate e assistência do Estado.

São definidas, ainda, as orientações básicas que todos devem seguir, assim como aquelas específicas por áreas. Os protocolos são diferentes para empresas e empregados. Tratam-se de medidas de segurança e proteção pessoais ou coletivas como isolamento para grupos de risco, higienização constante, o uso de equipamentos de proteção e o distanciamento mínimo entre as pessoas.

Websimpósio – À tarde, a universidade promove o websimpósio “A pandemia de Covid 19 e o isolamento social: reflexões e contribuições da UFMG”, que será transmitido ao vivo pela TV Assembleia, a partir das 13h30.

O evento reunirá especialistas de diferentes áreas do conhecimento em duas mesas-redondas. Eles vão debater a importância e os desafios do isolamento social, a situação da pandemia em Belo Horizonte, projeção e subnotificação da transmissão da Covid-19. Não é necessário fazer inscrição prévia.

Fonte: almg.gov.br

  • Muzambinho.com
  • Muzambinho.com
  • Aki Tem Muzambinho
  • Ovos Rachel

Um comentário

  • Carlos Esaú dos Santos

    29 de abril de 2020 at 10:10

    Vejo pela nossa Muzambinho. Pouquíssimos obedecem o que foi determinado. Pais com crianças no comércio, povo se reunindo, sem proteção. Tem o ditado: “onde passa um boi ai passa a boiada”

    Responder

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *