Governo ajuda milhares de pessoas no acesso ao seguro-desemprego
A ferramenta criada pelo Governo de Minas para auxiliar trabalhadores na habilitação do seguro-desemprego e na intermediação de mão-de-obra, pelo portal www.mg.gov.br, tem se revelado extremamente útil, principalmente no momento de isolamento social em prevenção à covid-19.
Desenvolvido pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese) há pouco mais de três meses, o canal já contabiliza mais de 20 mil atendimentos. Além de ajudar pessoas que estão com dificuldades para habilitar o seguro, a ferramenta também auxilia na busca de uma nova vaga de emprego e conta com um espaço para tirar dúvidas via Fale Conosco.
Equipe
As demandas são atendidas e respondidas por uma equipe de 17 servidores capacitados do Sistema Nacional de Emprego (Sine/UAI), que analisam os casos, orientam e esclarecem dúvidas sobre o acesso aos sistemas Emprega Brasil, Sine Fácil e CTPS Digital.
No serviço, lançado em abril, a demanda mais representativa tem sido em relação ao seguro-desemprego. Após análise dos casos pelos servidores do Sine/UAI, o trabalhador é orientado, se for necessário, a enviar documentos comprobatórios para que possam ser realizadas intervenções no sistema, permitindo, assim, a liberação do benefício.
Nos casos em que é necessário um recurso administrativo, o trabalhador é orientado a fazê-lo por meio do site Emprega Brasil ou aplicativo CTPS Digital.
Acesso
Para ter acesso à ferramenta do Fale Conosco, o cidadão deve entrar no site mg.gov.br e clicar na opção “Seguro-Desemprego”. É possível preencher o formulário para entrar em contato com a equipe de técnicos do Sine/UAI. É muito importante colocar todos os dados e enviar um relato sobre a dúvida. O prazo de resposta é de 48 horas.
Com o atendimento presencial suspenso nas unidades do Sine em prevenção à covid-19, o benefício do seguro-desemprego pode ser requerido de forma on-line, sem a necessidade de o trabalhador se dirigir a ao Sine.
Por meio do Portal Emprega Brasil, além de concorrer às vagas, ele contará com um acesso para requerer o benefício, também de forma segura e rápida. Outra alternativa, é o aplicativo CTPS Digital (também disponível em Android ou IOS) por meio do qual, além de ter acesso a todas as informações de contratos de trabalho na palma da mão, é possível requerer o seguro-desemprego.
O superintendente de Gestão e Fomento ao Trabalhador e à Economia Popular Solidária da Sedese, Marcel Cardoso Ferreira de Souza, comenta a importância da ferramenta. “A marca superior a 20 mil atendimentos é muito importante por mostrar que o cidadão mineiro não ficou desamparado nesse momento de pandemia e conseguiu ter acesso a esse direito. Com a chegada da pandemia no Brasil, muitas pessoas tiveram que parar de trabalhar e muitas empresas demitiram. Diante do atendimento presencial suspendo nas unidades do Sine, a população pode contar com esse apoio”, afirma.
Fonte: Agência Minas