Imposto de Renda 2020: restituição foi liberada, mas ainda não caiu na conta? Veja como receber
A Receita Federal liberou, nesta sexta-feira (31), o terceiro lote de restituição do Imposto de Renda. No total, 3,9 milhões pessoas devem receber R$ 5,7 bilhões. O pagamento foi realizado aos contribuintes que entregaram a declaração até 28 de março deste ano.
O crédito é feito na conta bancária indicada pelo declarante nos formulários do IRPF. A consulta para saber se o dinheiro foi depositado está disponível on-line. A situação de quem entregou a declaração e teve o documento processado sem pendências consta no site como “creditada”.
Quem está dentro desse grupo, mas não localizou o dinheiro nos extratos do banco, deve considerar pelo menos duas hipóteses, segundo o especialista Murilo Terra, do escritório Terra Contabilidade e Consultoria. Veja quais são e como resolver cada uma das situações.
Conta informada não existe ou foi extinta
Segundo o contador Murilo Terra, isso ocorre quando o contribuinte insere dados equivocados nos formulários de declaração da Receita Federal ou encerra a conta antes do pagamento da restituição.
Como resolver: nos dois casos, o valor é repassado ao Banco do Brasil. Para recebê-lo, basta entrar em contato com as centrais de atendimento da instituição financeira pelos telefones: 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) ou 0800-729-0088 (contribuintes com deficiência auditiva). O atendimento é automatizado e a transferência é feita para conta indicada pela pessoa no dia seguinte à ligação.