• muzambinho.com.br
  • loja.muzambinho.com
  • Muzambinho.com
  • Muzambinho.com

Aulas da rede estadual de Minas terminarão no fim de janeiro de 2021; veja cronograma

Redação1 de outubro de 20205min0
20201001151251141268i
Alunos do 3º ano do ensino médio vão retomar atividades letivas presenciais a partir do dia 19 deste mês

Durante o detalhamento de regras para o retorno das aulas presenciais em municípios que estejam na onda verde do Minas Consciente, nesta quinta-feira (1º), o governo de Minas também falou sobre o cronograma da rede estadual. No dia 19, alunos do 3º ano do ensino médio já poderão voltar a ter atividades presenciais em cidades nas quais os prefeitos autorizarem tal medida. O encerramento do atual ano escolar, de acordo com o estado, está previsto para o dia 30 de janeiro de 2021.

Antes de os alunos voltarem às escolas, as instituições estarão abertas apenas para os profissionais, para que a organização do retorno e acolhimento dos estudantes seja feito. Essa etapa está prevista para acontecer a partir da próxima segunda (5). De 5 a 7 de outubro, haverá uma avaliação diagnóstica on-line voltada para alunos do 3º ano do ensino médio. Os resultados serão repassados para professores e diretores a partir do dia 9.

O calendário montado pelo governo também prevê recesso entre os 12 e 16, por causa da Semana do Professor, antes de as aulas retornarem presencialmente no dia 19. No mesmo dia, o estado lançará um canal de “fale conosco”, para que as famílias possam entrar em contato com o Estado externando dúvidas e possíveis preocupações.

“A abertura de chamados e o acompanhamento das possíveis soluções serão acompanhadas diretamente por mim, com essa aferição cuidadosa de abertura e fechamento de chamados, dando a segurança às famílias de que todas as escolas estão seguindo esse funcionamento”, disse a secretária de estado de Educação, Júlia Sant’Anna.

Com o ano escolar previsto para terminar em 30 de janeiro do próximo ano, os alunos terão um mês de férias – em fevereiro. Desta forma, o próximo período letivo deve iniciar em março, de acordo com a secretária.

Avaliações a cada 14 dias

Neste primeiro momento, nas escolas estaduais, apenas alunos do 3º ano do ensino médio estão autorizados a voltar, por causa da preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). No entanto, o governo não descartou o retorno de novos anos de escolaridade no futuro. Avaliações serão feitas a cada 14 dias.

“A cada 14 dias, no âmbito do Minas Consciente, fazemos a aferição dos municípios em que houve a retomada das aulas presenciais, fazemos o cruzamento com os indicadores da saúde. Fazemos uma avaliação conjunta, pela viabilidade de inclusão de novos anos de escolaridade. A expectativa é que comece por alunos mais velhos e que vá fazendo a progressão para os mais novos”, conclui Sant’Anna.

Veja o cronograma para escolas estaduais

05/10 – Reabertura das escolas estaduais poderá acontecer a partir desta data, apenas para os profissionais, para organização do retorno e acolhimento;

05/10 a 07/10 – Avaliação Diagnóstica para alunos do Ensino Médio;

12/10 a 16/10 – Semana do Professor – Recesso Escolar;

19/10 – Início do atendimento presencial aos estudantes do 3º ano do ensino médio, desde que o município esteja na onda verde do Minas Consciente;

30/01/2021 –  Término do ano escolar;

Fevereiro/2021 – Férias escolares

Março/2021 – Início do ano letivo

Fonte: Estado de Minas

  • Muzambinho.com
  • Muzambinho.com
  • Aki Tem Muzambinho

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *