• Muzambinho.com
  • Muzambinho.com
  • loja.muzambinho.com
  • muzambinho.com.br

Mulheres deixam de fazer mamografia na pandemia por medo da Covid19

Redação2 de outubro de 20203min0
mulher-fazendo-mamografia-1116-1400x800
Segundo dados da Secretaria de Estado de Saúde (SES), enquanto em 2019 foram registrados 5.455 novos casos desse tipo de câncer em Minas Gerais no ano todo, de janeiro a julho deste ano foram apenas 1.324 confirmações

No Outubro Rosa, mês em que se reforça a importância do autoexame e da prevenção contra o câncer de mama, um fator tem chamado atenção: a queda no número de diagnósticos da doença. Segundo dados da Secretaria de Estado de Saúde (SES), enquanto em 2019 foram registrados 5.455 novos casos desse tipo de câncer em Minas Gerais no ano todo, de janeiro a julho deste ano foram apenas 1.324 confirmações.

A redução, no entanto, não significa que o câncer de mama tenha acometido um número menor de pessoas nem que a doença tenha deixado de provocar mortes. Segundo especialistas da área, a queda nos registros tem outro motivo: o medo de contrair o novo coronavírus durante uma consulta médica ou realização de exame.

“Percebemos que muitas mulheres têm deixado de ir ao consultório por medo da Covid-19, mas postergar a mamografia pode impactar seriamente o tratamento dos casos confirmados”, alertou a mastologista Natália Sadi, do Hospital Madre Teresa e membro da Sociedade Brasileira de Mastologia.

Espera. Por outro lado, pacientes relatam também dificuldade de marcar o exame na rede pública. A autônoma Edna da Silva Cachoeira, 57, relata que procurou neste ano o centro de saúde do bairro São Gabriel, na região Nordeste da capital, para marcar a mamografia, mas não conseguiu. “A funcionária disse que a prioridade eram os pacientes com coronavírus. Falei com ela que não é só coronavírus que mata. Câncer de mama e de colo de útero também matam”, disse Edna.

A Secretaria Municipal de Saúde de BH informou que as unidades básicas de saúde seguem a rotina habitual e atendem todo tipo de queixa clínica. Em relação à denúncia de Edna, o órgão diz que a mamografia foi marcada para 27 de agosto, mas que ela não compareceu. Edna afirma que não foi avisada do agendamento.

OUTUBRO ROSA

Exame. A Secretaria Municipal de Saúde de BH ampliou a estrutura para realizar cerca de 2.000 mamografias a mais durante o Outubro Rosa. Para agendar, basta procurar um posto de saúde.

Desconto. O Hospital Madre Teresa, em parceria com a SBM, está oferecendo neste mês desconto de 50% em consultas a quem não possui plano de saúde. Para marcar consulta, o telefone é (31) 3339-8455.

Tatuagem 3D. Dezesseis mulheres vão reconstruir gratuitamente os mamilos e aréolas no Complexo Hospitalar São Francisco.

Fonte: O Tempo

  • Muzambinho.com
  • Muzambinho.com
  • Aki Tem Muzambinho

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *