• Muzambinho.com
  • Muzambinho.com
  • Muzambinho.com

Não votou? Saiba como regularizar situação até 14 de janeiro

Redação16 de novembro de 20202min0
urna_jose_cruz_2350
Minas teve abstenção de 23,2%, um aumento de quase cinco pontos percentuais em relação às eleições municipais de 2016

Minas, em especial Belo Horizonte, teve um aumento no número de eleitores que não compareceram às urnas no domingo (15) para a votação para prefeitos e vereadores. O Estado segue a média do país que bateu recorde de número de abstenções em ano de pandemia da COVID-19.

De acordo com o Tribunal Eleitoral Regional de Minas Gerais dos quase 16 milhões de eleitores mineiros, o comparecimento foi de 76,8%, e a abstenção 23,2%, um aumento de quase cinco pontos percentuais em relação as eleições municipais de 2016.

Naquele ano, a abstenção em Minas foi de 18,32%. Já em Belo Horizonte, a abstenção foi de 28,34%. Quase sete pontos percentuais a mais que há quatro anos, quando foi de 21,66%.

Os eleitores que estavam fora do domicílio eleitoral e não conseguiram fazer a justificativa pelo e-Título terão 60 dias para justificar a ausência às urnas. Eles podem regularizar a situçaõ junto à Justiça Eleitoral até 14 de janeiro.

O TRE-MG informou que o mesmo prazo vale para os eleitores que deixaram de votar por outros motivos, incluindo aqueles que tiveram diagnóstico de COVID-19 nos 14 dias anteriores à eleição ou que apresentaram febre no dia 15. Ainda não há o balanço de quem fez a justificativa pelo e-Título, de acordo com a assessoria do tribunal.

A justificativa nesse prazo de 60 dias pode ser feita pelo e-Título ou no Sistema Justifica. O eleitor deve anexar um documento que comprove o motivo da ausência, como um atestado médico ou passagem de avião ou ônibus, por exemplo. Se não tiver nenhum documento, basta escrever o motivo da ausência no requerimento, e ele será analisado pelo juiz eleitoral.

O eleitor que estiver fora do Brasil terá 30 dias a partir do seu retorno ao país para fazer a justificativa.

Fonte: EM

  • Muzambinho.com
  • Muzambinho.com
  • Muzambinho.com
  • Muzambinho.com

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *