• Muzambinho.com
  • muzambinho.com.br
  • loja.muzambinho.com
  • Muzambinho.com

Veja o mapa interativo com todos os prefeitos eleitos em Minas Gerais

Redação17 de novembro de 20203min0
317355c0-87e6-48a1-87e3-284db731b048
Eleições 2020: saiba qual o partido vencedor em cada município do Estado; 838 cidades já têm resultado definitivo

Maior legenda do Brasil e de Minas Gerais em número de filiados, o MDB foi novamente o partido com mais prefeitos vencedores no Estado nesta edição 2020 das eleições municipais. A queda na comparação com 2016, porém, é notória. E esse fenômeno se repetiu no PT e no PSDB, que aparecem logo atrás no ranking das principais siglas mineiras em termos de associados.

Com 838 apurações definidas até este momento, o MDB conseguiu eleger 97 prefeitos em Minas. Apesar de suficiente para manter o partido na primeira colocação, esse número representa uma queda de 40,5% na comparação com o pleito anterior (163).

O PSDB se manteve em segundo lugar no total de administrações municipais – agora empatado com o DEM –, mas também com uma forte redução, de 132 para 84 (36,4%).

O PT já havia despecado em 2016, quando foi apenas o nono partido com mais eleitos, apesar de ser o segundo do Estado em número de associados. Neste ano, a sigla continuou em queda e terá apenas 26 prefeituras nos próximos quatro anos em Minas, ocupando agora a 12ª colocação neste quesito. O encolhimento será de mais 36,6% em relação aos 41 mandatários petistas no período atual.

Por outro lado, os partidos que mais cresceram foram o Avante, com um aumento de cinco para 50 prefeituras, o DEM, de 53 para 84, e o PSD, de 55 para 78.

Até a conclusão deste levantamento, realizado por O TEMPO em parceria com o site Pindograma, o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) ainda não havia anunciado oficialmente os resultados nas cidades de Antônio Carlos, Campestre, Corinto, Ibertioga, Itabira, Japaraíba, Lamim, Mariana, Pedra do Anta, São Gonçalo do Sapucaí e Virginópolis.

Além disso, haverá segundo turno nos municípios de Contagem, Governador Valadares, Juiz de Fora e Uberaba.

Por CRISTIANO MARTINS

Fonte: O Tempo

  • Muzambinho.com
  • Muzambinho.com
  • Aki Tem Muzambinho

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *