• Muzambinho.com
  • Muzambinho.com
  • loja.muzambinho.com
  • muzambinho.com.br

Jovem muzambinhense mostra que vale a pena estudar

Redação21 de dezembro de 20203min0
Raul Lomonte Figueiredo, 18, foi aprovado no vestibular do processo seletivo para ingresso, em 2021, ao curso superior de Ciência de Dados e Inteligência Artificial, oferecido pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), Campus Rio de Janeiro.

Área inovadora no Brasil e no mundo, o curso é bastante promissor, em uma modernidade cada vez mais dependente das facilidades, confortos e rapidez da tecnologia. Campus de destaque no ensino superior privado brasileiro, a FGV – RJ é uma das principais formadoras de pessoal qualificado para as áreas mais diversas da administração pública e privada, com ênfase nos setores econômicos empresariais e tecnológicos.

Raul, muzambinhense de 18 anos, é aluno do IFSULDEMINAS – Campus Muzambinho, onde cursa o Ensino Médio integrado ao Técnico em Informática. Iniciou sua carreira estudantil na Escola Municipal Sagrado Coração de Jesus, tendo estudado, aí, a Educação Infantil e o Ensino Fundamental I, fazendo parte da primeira turma de alunos que se formou nesse tão recente educandário.

Deu continuidade aos estudos na Escola Estadual Cesário Coimbra, onde ganharam cenário anos decisivos para a sua atual entrada na Universidade. Logo no 6º ano, Raul conquista a sua primeira medalha da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), esse ano, de bronze. Mas, em 2015, no 7º ano, o ouro veio!!! Raul ganhou ouro em 2015, bronze em 2016 e, para completar a coleção, prata, em 2017. Essa olimpíada é um projeto nacional que pretende estimular o estudo da matemática, através de provas mais lógicas e sagazes do que as avaliações convencionais dos sistemas de ensino tradicionais. Os alunos, professores, escolas e secretarias municipais de educação com melhor desempenho são premiados. Além disso, essa competição cumpre com um papel social ainda mais expressivo: a inclusão social por meio da educação. É o que aconteceu com o Raul, que, devido às muitas medalhas conquistadas ao longo de toda a sua trajetória estudantil, conquistou uma bolsa de estudos integral na FGV – RJ, uma das principais universidades privadas do país, além de um auxílio estudantil.

Aluno de escola pública, do interior do sul de Minas Gerais, preparando-se para o vestibular em meio à quarentena decorrente da pandemia do novo coronavírus, está prestes a ganhar o mundo pela educação. Em um país em que pouco se valoriza a intelectualidade e o mundo dos livros, uma notícia de um jovem que consegue abrir portas pelo esforço de buscar conhecimento é um respingo de esperança de que dias melhores virão.

  • Muzambinho.com
  • Muzambinho.com
  • Aki Tem Muzambinho

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *