Marinha do Brasil divulga nota sobre acidente no Lago de Furnas
A Marinha do Brasil (MB), por intermédio do Comando do 1° Distrito Naval (Com1°DN), informa que, no início da tarde deste domingo (24), a Delegacia Fluvial de Furnas (DelFurnas) recebeu um telefonema da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), informando sobre o abalroamento entre uma moto aquática e uma lancha no Lago de Furnas, no município de Fama-MG.
Prontamente, uma equipe da Delegacia deslocou-se para o local do acidente, onde verificou que o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) havia recolhido uma das vítimas, a passageira da moto aquática, e realizado a transferência por helicóptero da outra, o condutor, para um hospital de Alfenas-MG, onde recebe cuidados médicos.
A MB informa que um inquérito administrativo foi instaurado para apurar as causas, circunstâncias e responsabilidades do acidente. Concluído o inquérito e cumpridas as formalidades legais, o mesmo será encaminhado ao Tribunal Marítimo, que fará a devida distribuição e autuação, o qual dará vista à Procuradoria Especial da Marinha para que adote as medidas previstas no Art. 42 da Lei nº 2.180/54.
A MB lamenta o ocorrido e se solidariza com as famílias das vítimas. Ressalta-se que, além das ações de Inspeção Naval realizadas de forma rotineira, a DelFurnas está realizando, desde 21 de dezembro de 2020, a Operação Verão 2020/2021, na qual a fiscalização é intensificada. Desde então, foram inspecionadas 247 embarcações, sendo 29 notificadas e três apreendidas, na área de jurisdição.
Cabe destacar que a Marinha incentiva e considera importante a participação da comunidade, que pode ser feita pelos telefones 185 (número para emergências marítimas e pedidos de auxílio) e (35) 3197-9890 (para outros assuntos, inclusive denúncias). Também está disponível o e-mail [email protected].
Fonte: Jornal Folha Regional