Secretaria de Estado de Saúde mostra o caminho de distribuição da vacina contra covid-19
Para que a vacina da covid-19 seja administrada com qualidade e segurança nas pessoas incluídas nos grupos prioritários, há todo um trabalho responsável e coordenado, que envolve mais de 8 mil profissionais em todo o estado. Para que os imunizantes cheguem a cada um dos 853 municípios de Minas Gerais, atuam trabalhadores da área de Saúde e das Forças de Segurança do Estado (Gabinete Militar do Governador, Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, Polícia Civil e Polícia Militar).
Para que a população entenda melhor sobre a logística dessa distribuição, a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) traçou o caminho da vacina contra a covid-19 no estado, desde quando elas chegam em Belo Horizonte até serem aplicadas no grupo prioritário nesta primeira fase da maior campanha de vacinação da história de Minas Gerais. Confira:
Combate à covid-19
Desde o início da pandemia, o Governo de Minas adotou diversas ações no enfrentamento ao coronavírus. Uma das primeiras ações foi a aquisição de 1.047 respiradores, ao preço médio mais baixo do país. Isso permitiu que o Estado dobrasse de cerca de 2 mil para quase 4 mil o número de leitos de UTI, muitos deles em municípios que nunca tinham contado com unidades de terapia intensiva.
De forma antecipada, Minas garantiu a compra de 50 milhões de seringas agulhadas, além de 617 refrigeradores. Mais de 21 milhões de seringas agulhadas já chegaram ao estado.
Fonte: Agência Minas