• Muzambinho.com
  • loja.muzambinho.com
  • Muzambinho.com
  • muzambinho.com.br

Após quase duas semanas na Onda Roxa, índices da pandemia não melhoraram

Redação2 de abril de 20218min0
lojafechada293412374
Taxa de incidência da Covid por 100 mil habitantes no Estado cresceu quase 47% entre os dias 15, antes do anúncio das medidas restritivas, e 29 de março

Os índices da pandemia do coronavírus em Minas Gerais crescem a cada semana sem sinal de trégua. Mesmo com todas as 14 macrorregiões na Onda Roxa, que permite o funcionamento apenas das atividades essenciais e impõe toque de recolher das 20h às 5h, há quase duas semanas, dados do programa Minas Consciente apontam que a situação não melhorou na maioria das cidades – somente Triângulo Norte e microrregião de Patos de Minas puderam avançar para a Onda Vermelha, menos restritiva, a partir de segunda-feira (5).

Conforme os números, a incidência de casos confirmados de Covid-19 por 100.000 habitantes no estado saltou de 235 no dia 15 de março, antes da implementação da Onda Roxa, para 330 nesta semana, um aumento de 47%. Já o grau de risco geral, que mede a situação da doença em uma escala de 0 a 32, permaneceu em 26. Outro dado preocupante é em relação às vagas de internação: no estado, há apenas três leitos de UTI para tratamento de pacientes contaminados a cada 100.000 habitantes.

Ainda há duas regiões com grau de risco máximo para a pandemia. Nos municípios do Sul de Minas, a incidência da Covid-19 saltou de 217 para 353 casos confirmados por 100.000 habitantes nas últimas duas semanas – uma alta de 62%. Ainda não ocorreu nenhuma mudança na ocupação dos leitos de tratamento intensivo, que permanecem em 97%, segundo balanço do Minas Consciente. Na região Leste do Sul, que integra cidades como Ponte Nova, Manhuaçu e Viçosa, na Zona da Mata, onde também há grau crítico, houve uma alta de 16,9% na incidência de casos – existem apenas 1,3 leitos de UTI Covid-19 disponíveis para cada 100.000 habitantes.

Área com a principal estrutura hospitalar do estado e que abriga os municípios da Grande BH, a situação da região Central piorou desde o início da Onda Roxa. Os dados apontam que a ocupação dos leitos saltou de 91% para 95% e a taxa de incidência da Covid-19 cresceu 50% na comparação com a última semana. Na última quarta-feira (31), o secretário de Estado de Saúde, Fábio Baccheretti, enfatizou que as restrições só vão ajudar a reduzir novos casos e óbitos com o apoio da população e dos gestores locais.

“Nas regiões em que há maior sensibilização da população e maior empenho da gestão municipal, a gente vê que os frutos são colhidos de forma mais rápida. A Onda Roxa como medida isolada não surte efeito, a gente precisa de todo o comprometimento da população”, disse. Como exemplo, o dirigente citou a macrorregião Noroeste, que entrou na fase mais restritiva no mesmo período que a maioria das cidades mineiras. A incidência do vírus na localidade teve uma leve alta de 7%, o que é considerado pelo programa como estabilidade da transmissão.

Melhores resultados

No início de março, o avanço da pandemia levou o governo estadual a criar a fase mais restritiva do Minas Consciente, com a inclusão dos municípios da macrorregião Triângulo Norte – a ocupação dos leitos acima de 85% e o colapso na rede da principal cidade da região, Uberlândia, incentivou a medida. Além de proibir qualquer evento público ou privado, a Onda Roxa não permite reuniões presenciais com pessoas fora do núcleo familiar e permite o funcionamento de serviços essenciais, como saúde, alimentação, banco, transporte, energia, construção civil e interesse público.

Desde então, os resultados foram positivos e a incidência da Covid-19 caiu 18% nos municípios depois de quase um mês. Já a taxa de leitos de UTI livres por 100.000 habitantes saltou de 2,3 no dia 15 de março para 4,5 nesta semana, um dos melhores índices de Minas Gerais. Após o avanço da região para a Onda Vermelha, o secretário ressaltou que o resultado mostra o sucesso do programa estadual.

Baixo índice de isolamento social

Quando a fase mais restritiva foi retomada em Minas, no dia 17 de março, o índice de isolamento social estava na casa dos 35%. E mesmo com o funcionamento apenas dos serviços essenciais, a estatística registrou uma leve alta e passou para 46% – o número é menor que a média nacional, que está em quase 50%.

Já epidemiologista computacional e professor da Universidade Federal de São João Del Rei (UFSJ), Alexandre Celestino Almeida, lembra que os efeitos das medidas de restrição só começam a surtir efeito após um período. “O problema da epidemia é que demora para ver um resultado. Se fechar o comércio hoje, só consegue ver uma redução das pessoas infectadas e de óbitos a partir de 20 dias. Ainda não foi possível ver os efeitos da Onda Roxa na maioria das regiões por conta disso”, enfatizou.

Segundo o especialista, outro ponto que merece atenção é a ocupação dos leitos. “Uma pessoa costuma ficar internada por 45 dias. Então vai demorar a ter a vaga desocupada e por isso os números não abaixam rápido”, disse. Porém, ele lembrou que só um isolamento social bem realizado é que pode trazer melhores resultados “Não adianta a pessoa ficar uns dias isolado e depois ir para uma festa. E ainda tem a questão financeira, muitos não podem ficar em casa sem trabalhar se não passam dificuldade. É uma questão complexa e precisa de mais atenção dos governantes”, finalizou.

Uma carta aberta assinada por mais de 30 economistas, cientistas e pesquisadores defendeu um lockdown de três semanas em todo o país. O objetivo da medida, segundo o movimento, é evitar pelo menos 22.000 mortes pela Covid-19. A campanha #abrilpelavida ainda coleta assinaturas de forma online para ampliar o apoio do pedido. Conforme o texto, no atual ritmo da pandemia, o país pode alcançar a marca de 5.000 óbitos em um único dia. O documento foi encaminhado para o presidente Jair Bolsonaro (sem partido), governadores e prefeitos.

Fonte: O Tempo

  • Muzambinho.com
  • Muzambinho.com
  • Aki Tem Muzambinho

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *