• Muzambinho.com
  • Muzambinho.com
  • loja.muzambinho.com
  • muzambinho.com.br

Linhas de crédito emergenciais: Sicredi disponibiliza recursos para auxiliar em impactos causados pela geada

Redação18 de agosto de 20214min0
Recursos são destinados para produtores de café e também de outras culturas
Sicredi das Culturas RS/MG está disponibilizando a linha de crédito de antecipação dos recursos do Funcafé para os produtores de Minas Gerais.

Buscando auxiliar produtores rurais agrícolas, pecuários e hortifrutigranjeiros que tiveram sua produção impactada pela geada, bem como, considerando a redução de renda ocasionada pela recessão econômica gerada pela pandemia, a Sicredi das Culturas RS/MG está disponibilizando a este público a Linha de Crédito Emergencial Agro. Os recursos podem ser utilizados para diferentes finalidades, atendendo às necessidades dos agricultores e agricultoras para desenvolver sua atividade produtiva, manter e ampliar sua renda.

Conforme explica o Gerente Regional de Desenvolvimento da Sicredi das Culturas RS/MG, Hardi Wendland, “considerando o cenário no estado de Minas Gerais, esta modalidade foi criada principalmente para apoiar os cafeicultores e demais produtores das mais diversas culturas no enfrentamento dos danos ocorridos por esta adversidade climática. Sabemos das dificuldades causadas pela geada na nossa região de atuação e como instituição financeira cooperativa estamos disponibilizando esta alternativa para aqueles produtores que precisarão buscar recursos para recuperar sua produção”.

De acordo com os últimos dados divulgados pela Emater de Minas Gerais, através de relatório que registra os danos da geada nas regiões cafeeiras  no estado, a área de café atingida pela geada no final do mês de julho foi de 19,1% em relação à área total plantada com café nas regiões pesquisadas (dos municípios que participaram da pesquisa, 77,8% ficam no Sul de Minas e 21% estão localizados no Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba). A porcentagem representa 173,6 mil hectares e a estimativa é de que 9,5 mil cafeicultores tenham sido atingidos. Além do café, é importante destacar que a modalidade de crédito considera o auxílio também a outras culturas afetadas, como hortaliças, pastagens e fruticultura.

Antecipação do Funcafé: também com o objetivo de apoiar os associados que tiveram suas lavouras afetadas pela geada, a Sicredi das Culturas RS/MG está disponibilizando a linha de crédito de antecipação dos recursos do Funcafé para os produtores de Minas Gerais, que consequentemente tiveram sua renda reduzida pela frustação na colheita do café, na safra de 2021. Os recursos podem ser utilizados para diferentes finalidades, visando a recuperação de cafezais, auxílio colheita e outras despesas características do cultivo de cafezais, mediante apresentação de laudo técnico de frustração da safra. A previsão é de que nos próximos dias a cooperativa receba os recursos oficiais do Funcafé.

Mais informações sobre estas e outras soluções financeiras podem ser buscadas nas agências da cooperativa Sicredi das Culturas RS/MG na região, nos municípios de Guaxupé, Muzambinho, Passos e São Sebastião do Paraíso.

Assessora de Comunicação e Marketing
Sicredi das Culturas RS/MG – Guaxupé

  • Muzambinho.com
  • Muzambinho.com
  • Aki Tem Muzambinho

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *