• muzambinho.com.br
  • Muzambinho.com
  • loja.muzambinho.com
  • Muzambinho.com

Com avanço na vacinação, brasileiros voltam a consumir fora de casa

Redação1 de setembro de 20214min0
24IE2R6XXDBAIQPZVLTMLUFHNQ
O consumo de alimentos e bebidas fora do lar volta a crescer no Brasil; jovens são os principais consumidores

Após mais de um ano de pandemia, os brasileiros voltam, gradativamente, às suas atividades corriqueiras. Com o avanço da vacinação no país e a flexibilização das medidas de isolamento social, o consumo de alimentos e bebidas fora de casa volta a crescer. É o que aponta o estudo realizado pela Kantar, empresa britânica líder em dados e consultoria.

O levantamento, realizado no segundo trimestre deste ano, indica que o público jovem é responsável pela maior parcela do consumo nas ruas. Em comparação ao mesmo período do ano passado, o consumo fora do lar foi a opção majoritaria dos jovens entre 18 e 29 anos, de classes AB e C.

Apesar da evidente retomada, o crescimento segue em passos lentos. Ainda segundo a pesquisa, a frequência dos consumidores é menor e, por isso, até o momento não houve retomada dos volumes.

A contribuição da juventude na retomada

A empresa explica que a juventude tende a priorizar a vida social, especialmente aos finais de semana. Essa faixa etária foi a única que contribuiu positivamente para este cenário, com impacto positivo de 0,8% no crescimento do setor.

Quanto às suas escolhas, os bares são a primeira opção e representaram 4,2% deste crescimento. Em segundo, estão as empresas de fast-food que contribuíram com 2,7%.

Por outro lado,  a maioria dos sêniores ainda se resguardam no isolamento. Grande parte dos maiores de 50 anos permanecem em casa, com uma retração em valor de 26,3% no mesmo período.

Os reflexos da pandemia nas classes CDE

O mesmo cenário positivo não foi visto nas classes mais baixas. Apesar da prorrogação do auxílio emergencial, a quantidade de famílias que receberam o benefício foi menor, assim como os valores.

A dinamicidade nos preços dos produtos de primeira necessidade, somados à redução do auxílio emergencial, não trouxeram um impacto positivo no consumo.

Além disso, ainda que a taxa de desemprego esteja estável, 17% dos lares brasileiros contam com ao menos uma pessoa que perdeu o trabalho após o início da pandemia. Dentro desse universo, 80% são lares da classe CDE.

Segundo o Gerente de Soluções da Kantar, Renan Morais, a redução na renda e a alta dos preços no mercado afetam todos os segmentos, dificultando a retomada.

“O consumo fora do lar vai voltar, porém vemos que os fatores renda e preço são as novas variáveis que afetam a velocidade e as escolhas na retomada desse consumo”, pontua.

Para Morais, estratégias eficazes são essenciais neste momento e “devem considerar a retomada em etapas”. Ele defende que será necessário entender o mercado para criar ocasiões de acordo com os diferentes perfis, necessidades, canais e dias de consumo.

Fonte: EM

  • Muzambinho.com
  • Muzambinho.com
  • Aki Tem Muzambinho

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *