• loja.muzambinho.com
  • Muzambinho.com
  • Muzambinho.com
  • muzambinho.com.br

Ministério volta atrás e libera vacinação de adolescentes contra Covid

Redação23 de setembro de 20214min0
O Ministério da Saúde voltou atrás na noite de quarta-feira e liberou a vacinação contra Covid-19 para adolescentes de 12 a 17 anos com vacinas da Pfizer

Uma semana após anunciar a suspensão da imunização alegando que Estados iniciaram o processo antes do previsto e apontando efeitos adversos, como a morte de uma adolescente que soube-se depois não ser relacionada à vacina, o Ministério da Saúde voltou atrás e liberou a vacinação contra Covid-19 para adolescentes.

Em entrevista na noite de quarta, o secretário-executivo da pasta, Rodrigo Cruz, afirmou que o ministério avaliou todo o cenário, depois do resultado das investigações que mostraram não haver relação entre a morte e a vacinação, e a avaliação foi de que os benefícios ultrapassam eventuais riscos.

A medida não altera o cenário da vacinação na prática, já que a maior parte dos Estados manteve a vacinação dos adolescentes apesar da suspensão anunciada pelo ministério. Especialmente depois que o ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu, em resposta a ações de diversos partidos, que caberia aos Estados decidir pela vacinação ou não dos adolescentes.

“A mensagem-chave é essa. O ministério suspendeu de forma cautelar a vacinação de adolescentes sem comorbidades, passou uma semana investigando as causas que fizeram com que se adotasse essa estratégia de suspensão, e entendeu-se que podemos sim retomar a imunização dos adolescentes”, disse Cruz.

Também na quarta, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) confirmou a informação já anunciada pelo Estado de São Paulo de que a morte da adolescente não foi relacionada à vacina. O óbito foi causado, segundo as autoridades, por uma doença autoimune grave que a adolescente tinha previamente.

Na entrevista da noite de quarta, o ministério garantiu também que não vai faltar vacina para imunizar os adolescentes.

Quando anunciou a suspensão, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, afirmou que os Estados iniciaram a vacinação dos adolescentes antes do previsto pelo Plano Nacional de Imunização (PNI) e, por conta disso, segundo ele, havia falta de doses em alguns Estados, o que também justificaria a suspensão.

A suspensão foi anunciada no dia 16 de setembro, um dia depois da data prevista no PNI para que se começasse a vacinação de adolescentes sem comorbidades, mas Queiroga reclamou que vários Estados tinham já iniciado no final de agosto.

Em uma entrevista confusa, em que teve dificuldade de justificar sua decisão, o ministro misturou a alegação sobre a morte da adolescente em São Paulo –apesar de reconhecer que não havia ainda evidências que confirmassem a relação com a vacina– , o risco de falta de doses e uma suposta falta de evidências sobre benefícios da vacina entre adolescentes.

Queiroga chegou a dizer explicitamente que mães e pais não deveriam levar seus filhos para vacinar.

A decisão do ministro –tomada sem o conhecimento de técnicos da pasta e da Anvisa– veio após um pedido do presidente Jair Bolsonaro. No dia anterior, Bolsonaro ficou sabendo da morte da adolescente em São Paulo e ligou para Queiroga.

Fonte: ISTOÉ

  • Muzambinho.com
  • Muzambinho.com
  • Aki Tem Muzambinho

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *