• loja.muzambinho.com
  • muzambinho.com.br
  • Muzambinho.com
  • Muzambinho.com

MG espera zerar falta de 118 mil vacinas Astrazeneca até semana que vem

Redação14 de outubro de 20213min0
vacina-covid-115633
Segundo secretário de Estado de Saúde, déficit foi causado devido ao fato de que vacinas destinadas a segunda dose foram utilizadas como primeira dose pelos municípios

Em entrevista coletiva na manhã desta quinta-feira (14), o secretário de Estado da Saúde de Minas Gerais, Fábio Baccheretti, explicou que espera, até a próxima semana, zerar a falta de imunizante Astrazeneca no Estado para aplicação de segunda dose.

Ele estimou que, atualmente, haja uma déficit 118 mil doses. “Conversei hoje com o Rodrigo Cruz (secretário executivo do Ministério da Saúde) e ele explicou que o governo federal espera receber amanhã 4 milhões de doses Astrazenca, ou seja, cerca de 400 mil para Minas Gerais. Na semana que vem, mais 300 mil para semana que vem. É suficiente para suprir a necessidade que temos de Astrazeneca”, observou.

Segundo ele, o déficit foi causado devido ao fato de que vacinas destinadas a segunda dose foram utilizadas como primeira dose pelos municípios.

Diversos municípios de Minas Gerais, como Esmeraldas, e do Brasil chegaram a reportar falta deste imunizante recentemente. Na ocasião, o governo federal orientou que a segunda dose fosse aplicada com imunizante Pfizer. “Não vai ter nenhum prejuízo a imunização (nesses casos)”, frisou o secretário.

Pfizer
Baccheretti também pontuou que há entre 1,5 milhão e 2 milhões de doses Pfizer a espera de que os municípios as busquem no centros regionais de distribuição. Ele reforçou que não há necessidade de temor em usar vacinas destinadas a adolescentes para terceira dose em idosos ou vice-versa, já que o Estado terá doses suficientes para ambos os grupos.

“Temos vacinas suficientes para reforço de idosos, imunossuprimidos e profissionais de saúde, e para vacinar adolescentes”, destacou. Ele também disse que, em conversa com o Ministério da Saúde, está prevendo, agora, chegada de 1 milhão de doses Pfizer para Minas Gerais até semana que vem.

Ao todo, considerando o público-alvo, o governo de Minas Gerais informou que 85% dos maiores de 12 anos no Estado já tomaram ao menos uma dose.

Fonte: O Tempo

  • Muzambinho.com
  • Muzambinho.com
  • Aki Tem Muzambinho

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *