• Muzambinho.com
  • muzambinho.com.br
  • loja.muzambinho.com
  • Muzambinho.com

Reunião para implantar Projeto “Conservação das Águas” em Muzambinho.

Redação17 de novembro de 20213min0
Projeto aprovado e sancionado desde 2015, ainda não foi implantado no município.

Reunião para dar andamento e implantação da Lei 3.409, de 05 de Maio de 2015, foi uma iniciativa do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Muzambinho através do Presidente Sr. Cleber Marcon, que também era vereador na época e autor do Projeto encaminhado ao executivo, o qual foi aprovado.

A reunião aconteceu no plenário da Câmara de Muzambinho e contou com a presença de diretores do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Vereadores, Prefeito e vice-Prefeita, Assessores, além de representantes do Projeto “Conservação das Águas”, da cidade de Extrema/MG, que já desenvolve o Projeto, que foi concebido em 2005 através da Lei municipal nº 2.100 com o objetivo de manter a qualidade dos mananciais de Extrema e promover a adequação ambiental das propriedades rurais. Ele prioriza uma ação mais preventiva do que corretiva. O entendimento é que o mecanismo de comando e controle não pode ser o único instrumento de gestão ambiental das propriedades rurais. Sozinho, ele não garante o aumento da cobertura florestal ou a preservação dos mananciais.

Autoridades e representantes das Instituições convidadas para a reunião, demonstram interesse em trabalhar para também implementar ações de “Conservação das Águas” em nosso município já que tem uma Lei aprovada e sancionada desde 2015, a que facilita esta implementação do Projeto.

Os Produtores Rurais não são obrigados fazer a Adesão ao Projeto, a Adesão é Voluntária, porém o Sindicato dos Trabalhadores Rurais está trabalhando nas possibilidades de retorno financeiro aos que aderirem.

Vale ressaltar que as ações implantadas e desenvolvidas na cidade de Extrema/MG são reconhecidas mundialmente e servem de exemplos para implantação em outras cidades. O Presidente do STR de Muzambinho Cleber Marcon já acompanha as ações em Extrema desde 2015, quando a Lei foi aprovada, e convoca as instituições convidadas para que realmente a Lei 3409/2015, saia do papel.

Para conferir a Lei 3409/15 na íntegra, click no link abaixo:
Lei nº 3409_ Conservador_Aguas-Muzambinho

  • Muzambinho.com
  • Muzambinho.com
  • Aki Tem Muzambinho

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *