• muzambinho.com.br
  • loja.muzambinho.com
  • Muzambinho.com
  • Muzambinho.com

Eclipse lunar parcial vai durar 3h e poderá ser visto do Brasil nesta sexta

Redação18 de novembro de 20212min0
imagem-ilustrativa-do-eclipse-lunar_1_43267
Segundo a Nasa, o eclipse lunar será tão intenso que pode ser chamado de quase total; expectativa é de que o fenômeno atinja seu pico por volta das 6h

Um eclipse lunar poderá ser visto em grande parte da América do Sul, durante a madrugada desta sexta-feira (19/11). De acordo com a agência especial americana, Nasa, o fenômeno vai durar três horas. A expectativa é de que o eclipse atinja seu pico por volta das 6h, horário de Brasília.

O eclipse lunar parcial acontecerá das 3h às 6h da madrugada desta sexta. No auge, mais de 95% do disco da lua estará na umbra – parte mais escura da sombra da Terra – e a Lua ganhará uma aparência avermelhada, explica a agência.

DIFERENÇA ENTRE ECLIPSE LUNAR TOTAL E PARCIAL

A agência explica que, um eclipse lunar ocorre quando o Sol, a Terra e a Lua se alinham de forma que a Lua passa para a sombra da Terra. Em um eclipse lunar total, a Lua inteira entra na parte mais escura da Terra, evento chamado de umbra. Neste eclipse, 99,1% do disco da Lua estará presente na umbra da Terra.

O ECLIPSE EM MINAS GERAIS

Para observar o eclipse lunar não é preciso nenhum equipamento especial, entretanto, a visualização vai depender das condições meteorológicas.

De acordo com Heriberto dos Anjos, meteorologista do Geoclima, a previsão é de céu nublado com pancadas de chuvas a qualquer momento em boa parte de Minas Gerais, inclusive em Belo Horizonte. Além disso, ele informa que a partir de hoje à noite já podemos observar um aumento das nuvens no estado.

Anjos afirma, entretanto, que as chances de chuva são baixas, mas, caso elas ocorram, irão se estender até sexta.

Fonte: EM

  • Muzambinho.com
  • Muzambinho.com
  • Aki Tem Muzambinho

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *