Governo de Minas lança nova plataforma de formação voltada a professores do ensino médio

Redação24 de novembro de 20218min0
AgendaSEE
Programa vai auxiliar educadores da rede estadual na implementação do Novo Ensino Médio, a partir de 2022

Governo de Minas lançou, nesta quarta-feira (24/11), o programa Nosso Ensino Médio, uma plataforma construída em parceria com o Instituto Iungo, que vai auxiliar os professores do ensino médio com formação potencializada para o novo modelo de ensino que será implementado nas escolas de todo o país em 2022.

Durante o evento, o governador de Minas, Romeu Zema, participou de uma homenagem a professores, gestores e técnicos da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) que integraram a Pós-Graduação Aprendizagem Criativa, também criada pela secretaria em parceria com o Iungo e a PUC-Minas.

Romeu Zema parabenizou os formandos e ressaltou a relevância do programa para a educação mineira. “A preparação dos professores é muito importante, e é o que estamos fazendo aqui. Quero dar os parabéns a todos que participaram e estão se formando. Que seja a primeira leva de muitos. Agradeço também ao Instituto Iungo pelo apoio que tem nos dado e tenho certeza que, com todas essas ações em conjunto, teremos uma educação melhor em Minas”, disse o governador.

Zema deu destaque, ainda, ao trabalho dos educadores durante o período crítico de enfrentamento à covid-19. “Tivemos a pandemia e quero agradecer o empenho de todos vocês. Sei que foi um momento difícil, tivemos que nos reinventar, mas conseguimos fazer um dos melhores ensinos à distância do Brasil”, afirmou.

A secretária de Estado de Educação Júlia Sant’Anna disse que, agora, com a formação da primeira turma, a SEE/MG vai continuar acompanhando os professores, com a expectativa de que os ensinamentos sejam repassados aos alunos também.

“Tenho essa grande esperança, expectativa e quase certeza, de que vocês seguem muito perto da gente agora e que, certamente, seguiremos acompanhando com muito carinho e muita atenção as escolas que aqui estão e participaram deste processo. Temos uma grande expectativa de que essa formação tenha servido para um processo individual, mas que a gente também possa contar com vocês para essa disseminação na escola”, disse a secretária.

Nosso Ensino Médio

O Programa Nosso Ensino Médio consiste em uma plataforma em que estão disponíveis cursos para professores de toda rede, que atuam nessa etapa de ensino. Em Minas Gerais, a ferramenta está sendo implementada por meio de acordo de cooperação firmado entre a SEE/MG e o Instituto Iungo.

O objetivo é promover o desenvolvimento profissional de professores e gestores de escolas da rede estadual de ensino e implementar o Currículo Referência de Minas Gerais, envolvendo as 47 Superintendências Regionais de Ensino.

Desenvolvido pelos Institutos Iungo, Reúna e Itaú Educação e Trabalho, o Nosso Ensino Médio é um programa de formação continuada totalmente gratuito. A iniciativa apresenta trilhas de aprendizagem on-line e autoinstrucionais e também materiais de apoio para formações mediadas por formadores.

Pós-Graduação Aprendizagem Criativa

Ao todo, 42 professores, especialistas da educação básica, gestores, vice-diretores e servidores da Superintendência Regional de Ensino Metropolitana B, que participaram do curso de Pós-Graduação Aprendizagem Criativa, foram homenageados pelo Governo de Minas nesta quarta-feira (24/11).

A especialização tem duração de 18 meses e já está em sua segunda turma. A primeira começou a formação em março de 2020 e, a segunda, em março de 2021, ambas com 44 alunos. Os profissionais pertencem a sete escolas da rede estadual de Minas Gerais:

●  EE Odilon Behrens,

●  EE Professor Alysson Pereira Guimarães,

●  EE Professor Francisco Brant,

●  EE Professor Ricardo Souza Cruz,

●  EE Professora Benvinda de Carvalho,

●  EE Silviano Brandão,

●  EE Cândido Portinari.

Nas unidades de ensino escolhidas para participar do curso identificou-se um quadro de forte evasão de alunos, comprovado pelo estudo dos números observáveis, o que impactaria diretamente nos níveis de aprendizagem.

O curso de Pós-Graduação Aprendizagem Criativa foi oferecido gratuitamente pela PUC Minas. Em função da pandemia de covid-19, a formação que havia sido desenhada para acontecer de forma presencial, com aulas nas próprias escolas parceiras, foi reestruturada para a modalidade semipresencial, com quatro disciplinas ocorrendo de forma assíncrona, na plataforma de EAD da PUC Minas, e as demais de forma remota síncrona.

Novo Ensino Médio

A partir do próximo ano, as escolas mineiras que oferecem o 1º ano do Ensino Médio terão mudanças. Elas já irão trabalhar dentro da nova proposta para este ano de escolaridade. No estado, as alterações  têm como documento norteador o Currículo Referência do Ensino Médio de Minas Gerais, que possui uma perspectiva alinhada ao conceito de educação integral, privilegiando o protagonismo dos estudantes e a elaboração e a conquista dos seus projetos de vida.

O Currículo Referência do Ensino Médio de Minas Gerais foi homologado em abril de 2021. Atendendo à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o documento é composto pela Formação Geral Básica, que considera aprendizagens comuns e obrigatórias que foram definidas pela BNCC, e os Itinerários Formativos, parte do currículo em que os alunos poderão escolher um conteúdo que se relaciona com seus interesses. O documento foi elaborado por uma equipe de redatores que são professores das redes de Educação de Minas e por servidores da SEE/MG.

Seminários

A SEE/MG, em parceria com o Instituto Iungo, já promoveu nove seminários on-line sobre diferentes temas relacionados ao Novo Ensino Médio, como “Gestor Escolar no Ensino Médio” e “Integração Curricular e áreas do conhecimento”.

Os encontros virtuais foram intercalados com a disponibilização de cursos autoformativos,  realizados na Plataforma Nosso Ensino Médio. As formações pretendem contribuir para que educadores e gestores da rede estadual de ensino se apropriem das mudanças trazidas pelo Novo Ensino Médio para implementá-las da melhor forma em suas unidades.

O Novo Ensino Médio foi instituído pela lei federal 13.415/2017, que faz alterações na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) e que institui a Política de Fomento à Implementação de Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral.

Fonte: Agência Minas

  • Muzambinho.com
  • Muzambinho.com
  • Muzambinho.com
  • Muzambinho.com

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *