• muzambinho.com.br
  • Muzambinho.com
  • loja.muzambinho.com
  • Muzambinho.com

Quase 500 mil pessoas aguardam segunda dose da Janssen em Minas

Redação8 de dezembro de 20213min0
vacina_janssen_089234
Cerca de 486 mil pessoas no Estado tomaram a vacina de dois a seis meses atrás, portanto já podem receber o reforço, que depende da chegada de mais doses

Cerca de 486 mil pessoas em Minas Gerais já podem receber a segunda dose da vacina da Janssen, porém não tomaram o reforço até agora devido à falta de doses. Nesta quinta-feira (9), o Estado receberá 66.100 doses da vacina, que darão início à campanha de reforço.

O Ministério da Saúde estabelece que a segunda dose de vacina para quem recebeu o imunizante da Janssen seja da mesma fabricante e aplicado de dois a seis meses após a vacinação. Em Minas Gerais, 493.377 receberam a primeira dose da fabricante, de acordo com a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), e 99,3% das doses foram aplicadas de dois a seis meses atrás, ou seja, já demandam reforço.

Só em Belo Horizonte, quase 61 mil pessoas receberam a vacina da Janssen, e a maioria, segundo a prefeitura, já está elegível a receber a segunda dose. A cidade utilizou o primeiro lote recebido para vacinar a população em situação de rua, que abrange cerca de 8,5 mil pessoas.

“Para alcançar esse público na aplicação do reforço, além dos registros feitos de forma manual e no sistema, será realizada a abordagem pelas equipes do Consultório na Rua, da Secretaria Municipal de Saúde, e equipes da Secretaria Municipal de Assistência Social, Segurança Alimentar e Cidadania, que, assim como na aplicação da primeira dose, percorrerão as nove regionais da cidade passando por locais estratégicos”, explica a prefeitura, por meio de nota. A aplicação das doses também será feita nas unidades de acolhimento e de referência no atendimento à população em situação de rua da capital.

Espera

O analista de sistemas Breno da Silva, 38, recebeu a primeira dose da vacina da Janssen em julho. Na época, ele até brincou com amigos que havia dado “sorte” por receber uma vacina de dose única, mas, agora, a situação se inverteu. “Até meus filhos, que têm 12 anos, já tomaram a segunda dose e eu estou esperando. Tem muita notícia desencontrada. Vi uma tabelinha sobre segunda dose no WhatsApp que dizia que tomaria a segunda dose, já São Paulo está dando a vacina da Pfizer, aí liguei em um posto de BH e me disseram que não tinham orientação ainda”, diz.

A reportagem questionou o Ministério da Saúde sobre a data de envio da próxima remessa de vacinas e aguarda retorno. A pasta espera receber aproximadamente 34 milhões de vacinas da Janssen ainda neste mês, quantitativo que ainda precisa ser confirmado.

Fonte: O Tempo

  • Muzambinho.com
  • Muzambinho.com
  • Aki Tem Muzambinho

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *