• loja.muzambinho.com
  • Muzambinho.com
  • muzambinho.com.br
  • Muzambinho.com

Dengue: vacina do Butantan é esperança para ampliar número de imunizados em 2025, diz ministra

Redação26 de abril de 20243min0
vacinacao_1
Por ora, governo federal incentiva utilização de injeções próximas à data de vencimento; há conversas por ampliação da produção

A ministra da Saúde, Nísia Trindade, afirmou, nesta sexta-feira (26), que a aprovação da vacina contra a dengue desenvolvida pelo Instituto Butantan trará um importante incremento ao número de doses do imunizante disponíveis em 2025. Em entrevista exclusiva à Itatiaia, Nísia afirmou que, neste momento, o plano do governo federal é priorizar a utilização de injeções próximas da data de vencimento.

“Todo o nosso plano foi para começar essa vacinação e progressivamente ampliá-la. Estamos aguardando a aprovação da vacina do Butantan, que poderá se somar às 9 milhões de doses previstas para o próximo ano. Estamos trabalhando em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz para ampliar, em parceria com o laboratório Takeda (fabricante da Qdenga), a vacina existente hoje”, afirmou.

De dose única, a vacina do Butantan apresentou eficácia superior a 79%, conforme divulgou a direção do instituto em fevereiro. O desenvolvimento do imunizante tem apoio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

A reboque da ideia de dar prioridade ao uso de vacinas perto do vencimento, mais 625 municípios brasileiros receberão, nesta sexta-feira, unidades da Qdenga. A nova remessa fará com que o imunizante chegue a mais de 1,3 mil cidades, distribuídas por 25 estados.

“Neste momento, estamos priorizando as vacinas com vencimento. Tem sido um esforço muito grande do Ministério da Saúde para que não haja perdas dessas vacinas — e, também, dos estados e municípios, que têm intensificado a vacinação. Com relação ao recebimento de mais doses ou ampliação da faixa, neste momento, mantemos a programação inicial. O que estamos priorizando é que mais municípios tenham acesso a essas vacinas”, apontou.

Fonte: Itatiaia

  • Muzambinho.com
  • Muzambinho.com
  • Aki Tem Muzambinho

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *