• loja.muzambinho.com
  • Muzambinho.com
  • muzambinho.com.br
  • Muzambinho.com

Monumentos de Pedra em Muzambinho, escultor Antônio José de Carvalho

Redação23 de dezembro de 20215min0
MonumetosPedra
Produção realizada através da Lei Emergencial da Cultura - Lei Nº 14.017/2020 "Lei Aldir Blanc" Edital 001/21

Antônio José de Carvalho – escultor nascido em Barcelos, Portugal, veio para o Brasil com 16 anos de idade. Morou em Muzambinho e aqui construiu o Cruzeiro de Pedra, o Chapéu de Sol, a Fonte Fálica e os bancos da Praça Pedro II, Praça da antiga estação. Além de fazer o calçamento de Muzambinho, Guaranésia, São Sebastião do Paraíso e obras em Timburi e Termópolis.

Teve 10 filhos, sendo cinco falecidos quando crianças. Dois de seus filhos estão enterrados em Muzambinho.

Era muito cristão, mas não freqüentava a igreja. Frei Florentino insistia para que ele freqüentasse a missa, mas ele não ia. Somente ia à igreja quando era padrinho de casamento. Dizia sempre, até mesmo para Frei Florentino: “Para ganhar a indulgência ajude um pobre, vá a cadeia visitar os presos, váaos hospitais”. Seu filho Guilherme sempre distribuía pães aos moradores pobres do Brejo Alegre e nadava no rio Chico Pedro. Mudou-se com toda a família para Foz do Iguaçu (PR) onde teria deixado obras no Parque Nacional de Foz do Iguaçu.
Muzambinho foi à cidade que mais o apoiou. Um dos seus projetos não realizados foi à escultura de Jesus Cristo que seria colocada em frente ao hospital. As Ferramentas da Construção do Cruzeiro de Pedra e Chapéu de Sol foram tombadas pela Prefeitura Municipal de Muzambinho-MG por sua importância cultural para a cidade.

O Cruzeiro de Pedra, em Muzambinho-MG, foi construído por Antônio José de Carvalho, levou dois anos para ser esculpido em pedra única, com 15 m de altura, sendo inaugurado no dia 12 de Dezembro daquele ano, foram utilizados aproximadamente 20 juntas de bois para transportar a pedra que foi trazida da Fazenda do Coronel João Messias Machado. Está Localizado Av. Dr. Américo Luz e foi Tombado através do Decreto n° 1211/1997.

O Chapéu de Sol também é Monumento construído em 1934, e foi tombado pela Prefeitura Municipal de Muzambinho-MG por sua importância cultural para a cidade através do Decreto de Tombamento n° 1211/1997.
Está localizado na Praça Dom Pedro II – Muzambinho-MG O Chapéu de Sol foi Construído durante a gestão do Dr. José Januário de Magalhães, esta obra de arte em granito rosa é de autoria de Antonio José de Carvalho.

A Fonte Fálica é parte integrante da Praça Dom Pedro II, também construída em 1934, também foi tombada pela Prefeitura Municipal de Muzambinho-MG por sua importância cultural para a cidade. Decreto de Tombamento: n° 1211/1997
Localizada próxima à Antiga Estação de Trem – Praça Dom Pedro II – Muzambinho-MG Idealizada pelo escultor Antônio José de Carvalho, foi construída em 1934. Sua função na época da ferrovia era de bebedouro para animais.

À frente da antiga estação, anexo a Fonte Fálica, foi construída, em 1936, uma exótica praça, com imensos bancos de pedra lavrada, são diversos bancos que eram usados pelos viajantes que utilizando a Ferrovia, hoje muzambinhenses utilizam para desfrutar da agradável sombra das árvores da praça, para colocar a proza em dia ou namorar.

Este importante escultor de origem portuguesa colaborou com a história de nossa cidade, e tanto a população como visitantes podem contemplar suas belíssimas obras espalhadas pela cidade.

Ficha Técnica:
Imagens:
– Gerson Dias
– Tiago Magalhães;

Áudio:
– Raquel Araújo

Edição:
– Jonathan A Souza

Produção realizada através da Lei Emergencial da Cultura – Lei Nº 14.017/2020 “Lei Aldir Blanc” Edital 001/21 Seleção e Premiação.
Monumentos históricos de Muzambinho.
Escultor: Antônio José de Carvalho
– Cruzeiro de Pedra
– Chapéu de Sol
– Fonte Fálica
– Bancos de Pedra

  • Muzambinho.com
  • Muzambinho.com
  • Aki Tem Muzambinho

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *