• loja.muzambinho.com
  • muzambinho.com.br
  • Muzambinho.com
  • Muzambinho.com

Prefeitura de Muzambinho Implanta Viveiro Municipal.

Redação30 de janeiro de 20224min0

Edna Cosa, Giovani Muniz e Renato  trabalho intenso em um ano para implantar o viveiro

O produtor rural e vereador Carlão Miranda, acompanha o passo a passo da implantação do viveiro municipal

Giovani Muniz , 29 anos de experiência em produção de mudas

A Prefeitura de Muzambinho, através do Departamento de Agricultura, concluiu a construção do viveiro de mudas dentro do parque  municipal “Carolina Bernardes”. De acordo com Edna Costa, Diretora de Agricultura.

“O espaço tem capacidade para 6 mil mudas. Entre espécies frutíferas, hortaliças e plantas medicinais. Nesta primeira etapa do projeto estamos com duas mil mudas de árvores frutíferas que vão estar no ponto de plantio em três meses. Já as hortaliças que foram semeadas no início do ano vamos plantar no meio de fevereiro e início de março nas hortas escolares que foram reativadas em 2021 em parceria com a Secretaria de Educação”, disse Edna.

O vereador Carlão Miranda, que é produtor rural, foi conhecer o espaço e gostou do que viu “eu não conhecia estufa com o sistema de irrigação como este que foi feito aqui no vivieiro, tenho acompanhado desde o inicio esse projeto. Como produtor rural sei o quanto é importante ter um local que forneça mudas para que possamos fazer a proteção das nossas nascentes”, falou.

O funcionário público e técnico agrícola Giovani Muniz, com 29 anos de experiência em produção de mudas,  é o responsável pelo local , foi ele quem construiu os viveiros, cercou e cobriu com sombrite. “Para cada tipo de muda é há um viveiro diferente, aqui temos três espaços com diferentes temperaturas para melhor desenvolvimento das mudas”, explica.

Com um investimento de 20 mil reais foram construídos um viveiro para  a produção de 2 mil mudas de árvores frutíferas, uma estufa para 6 mil mudas de hortaliças e um espaço para o plantio das sementes nas bandejas. Apresentei o projeto ao prefeito Paulinho Magalhães no inicio de 2021 que nos indicou como devia ser desenvolvido e as etapas que devíamos cumprir. Neste primeiro ano foi de muito trabalho braçal mesmo para que tivéssemos neste momento planejando quando vamos realizar o plantio. Com  vice-prefeita Heloisa Magalhães fizemos um planejamento juntas para a recuperação das hortas escolares, e no segundo semestre de 2021 as crianças experimentaram no lanche escolar, o resultado do plantio nos canteiros escolares.

O local ainda tem capacidade para ampliar as instalações e ainda no primeiro semestre deste ano vamos começar a preparação de mudas de plantas medicinais, explica Edna.

A distribuição das mudas é feita pelo departamento de agricultura da prefeitura mediante cadastro prévio.

Colaborou Valéria Vilela

  • Muzambinho.com
  • Muzambinho.com
  • Aki Tem Muzambinho

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *