• Muzambinho.com
  • Muzambinho.com
  • muzambinho.com.br
  • loja.muzambinho.com

Professores da rede estadual suspendem greve que já durava mais de um mês

Redação14 de abril de 20223min0
ezgif-1-8f9d8236fe
Decisão veio após veto de Zema ao pagamento do piso salarial da categoria ser derrubado em votação na ALMG. Os servidores voltam às escolas na próxima semana

Funcionários da rede estadual de ensino decidiram, em assembleia realizada nesta terça-feira (12), suspender a greve da categoria, que teve início em 9 de março. A decisão veio após deputados estaduais derrubarem o veto do governador Romeu Zema (Novo) à proposta de reajuste que adequa os vencimentos dos servidores da educação ao piso salarial.

Durante a tarde, os servidores da educação se reuniram em frente à Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), onde, horas mais cedo, os deputados decidiram a favor da categoria por 55 votos a 3.

“Foi uma vitória, o governo ainda nos deve os reajustes do piso de anos anteriores, mas suspendemos a greve e vamos dar uma oportunidade ao governador de sancionar o aumento” disse a coordenadora-geral do Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (Sind-UTE/MG), Denise Romano, em entrevista ao Estado de Minas.

Zema havia vetado trechos adicionados pelos parlamentares ao projeto de reajuste enviado pelo governo estadual à ALMG. O governador propunha um reajuste de 10,06% a todo funcionalismo público. Os parlamentares, por sua vez, incluíram no projeto um aumento de 14% para as áreas de segurança e saúde e de 33,24% para educação.

Com o reajuste reivindicado aprovado na casa legislativa, os servidores da educação decidiram suspender a greve. A categoria, no entanto, só volta às escolas na próxima segunda-feira (18).

“É uma decisão que leva em conta uma questão logística, são grandes deslocamentos que foram feitos pelos servidores e essa é uma semana mais curta, por conta do feriado. Mas também vamos observar e acompanhar o comportamento do governo do estado em relação ao cumprimento do que foi decidido”, explicou Denise Romano.

Após a decisão da ALMG, o governo do Estado tem até 48 horas para sancionar o Projeto de Lei nos moldes aprovados pelo Legislativo. Aliados de Zema, no entanto, acreditam que o governador ainda possa ir à Justiça para anular a votação dos deputados.

Os servidores da educação seguem mobilizados na capital mineira, ao menos até esta quarta-feira (13). Às 10h está prevista uma manifestação interreligiosa na Praça Sete, hipercentro de BH, para o agradecimento pela conquista do reajuste salarial nos moldes reivindicados pela categoria.

Fonte: Estado de Minas

  • Muzambinho.com
  • Muzambinho.com
  • Aki Tem Muzambinho

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *