• loja.muzambinho.com
  • Muzambinho.com
  • muzambinho.com.br
  • Muzambinho.com

ELEIÇÕES 2022: Prazo curto para ter direito ao voto

Redação25 de abril de 20223min0
DemonstraÁ¿o do uso da urna eletrÙnica para as eleiÁ¿es de 2006.
Voto dos jovens que completam 16 anos até o dia da eleição é facultativo; alistamento eleitoral vai só até dia 4 de maio

Os jovens que tem 15 anos, e completam 16 até a realização do primeiro turno das eleições, ainda podem garantir o direito ao voto nas próximas eleições, mas precisam se apressar porque o prazo se encerra em nove dias, em 4 de maio.

O voto nessa faixa etária é facultativo. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), fazer o alistamento eleitoral é muito simples. “O primeiro passo é acessar o sistema TítuloNet, localizado na página do TSE na internet. Após informar a unidade federativa (UF) em que reside, será necessário enviar uma foto (selfie) segurando um documento de identificação; foto do comprovante de residência atualizado”, explica o TSE.

Ainda de acordo com o tribunal, segundo a Resolução TSE 23.659/2021, artigo 35: “A apresentação de certificado de quitação militar somente é obrigatória para alistandos do gênero masculino que pertençam à classe dos conscritos”, ou seja, para os brasileiros nascidos entre 1º de janeiro e 31 de dezembro do ano em que completarem 19 anos de idade, os quais compõem a classe chamada para a seleção, tendo em vista a prestação do Serviço Militar inicial.

O interessado deve acessar, na página seguinte, a seção “Título de eleitor” e selecionar a opção “Não tenho” para prosseguir o atendimento. Após o preenchimento dos dados, os mesmos serão analisados pela Justiça Eleitoral e o andamento do requerimento pode ser acompanhando no site da Justiça Eleitoral.

O secretário de eleições do TRE Bahia, Victor Xavier, lembra que existem possibilidades de atendimento virtual pelo site do órgão e também no formato presencial. É possível contar com o auxílio do Núcleo de Atendimento Virtual ao Eleitor (Nave), disponível pela internet, e pelos aplicativos de mensagem instantânea Telegram e WhatsApp – (71) 3373-7000.

Conscientização A Semana do Jovem Eleitor é uma campanha criada pela Justiça Eleitoral especialmente para quem tem 16 e 17 anos, cujo voto é facultativo. “A iniciativa visa estimular esses cidadãos a tirarem o título eleitoral e participar ativamente do processo democrático do país por meio da escolha de representantes para ocupar a Presidência da República, o Senado Federal, a Câmara dos Deputados, os governos estaduais e as assembleias legislativas”, explica o TSE. Segundo a Justiça Eleitoral, chama a atenção a procura pelo documento de jovens com 15 anos. Só em março, foram 23.185 títulos emitidos para esses  jovens.

Fonte: EM

  • Muzambinho.com
  • Muzambinho.com
  • Aki Tem Muzambinho
  • Ovos Rachel

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *