• loja.muzambinho.com
  • Muzambinho.com
  • Muzambinho.com
  • muzambinho.com.br

Fiocruz alerta para alta de casos de Covid-19 e gripe em adultos no Brasil

Redação5 de maio de 20223min0
ezgif-3-366a631886
O aviso consta em edição do boletim InfoGripe divulgado nesta quinta-feira e leva em consideração o período do final de abril e início de maio

Em edição do boletim InfoGripe divulgado nesta quinta-feira (5), a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) alertou para um aumento nos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) em adultos no Brasil. A elevação nos índices, segundo o estado, ocorre desde o final de abril e se estende para o início de maio. Os pesquisadores associam o crescimento a uma transmissão maior da Covid-19 e do vírus Influenza A, da gripe.

Conforme o estudo, a incidência maior de doenças respiratórias ocorre em 14 dos 27 estados. Minas Gerais não está na lista que contempla: Acre, Alagoas, Amazonas, Amapá, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraná, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Roraima e Santa Catarina. “As demais apontam sinal de queda ou estabilidade na tendência de longo prazo. No entanto, Goiás apresenta sinal de crescimento na tendência de curto prazo (últimas três semanas)”, explica a Fiocruz.

Nas capitais, Belo Horizonte também não apresenta tendência de crescimento nos índices epidemiológicos. O alerta da Fiocruz é válido para Belém, Boa Vista, Cuiabá, Curitiba, Florianópolis, Maceió, Manaus, Porto Alegre, Rio Branco, São Luís e Vitória. De acordo com o pesquisador Marcelo Gomes, que coordena o InfoGripe, os dados laboratoriais ainda são imprecisos para definir qual doença, Covid-19 ou gripe, é responsável pela elevação na transmissão de síndromes respiratórias.

“De qualquer forma, é importante que a rede laboratorial esteja atenta a possibilidade de circulação simultânea desses dois vírus respiratórios, testando para ambos sempre que possível para que possamos ter dados adequados para a caracterização de quais desses vírus estão causando essas internações”, alerta Marcelo Gomes.

O boletim ainda alerta que o vírus Influenza A vem sendo observado em diversas faixas etárias no estado do Rio Grande do Sul, especialmente nas últimas cinco semanas. Nas crianças de 0 a 4 anos, o estudo mostra que o aumento de SRAG foi marcado pelo crescimento nos casos positivos para vírus sincicial respiratório (VSR) e leve aumento nos casos de rinovírus.

Já no grupo de 5 a 11 anos foi observado sinal de interrupção de queda nos resultados positivos para Covid-19 desde a segunda quinzena de fevereiro e aumento na detecção de outros vírus respiratórios no mês de março, com predomínio de positivos para rinovírus.

Fonte: Estado de Minas

  • Muzambinho.com
  • Muzambinho.com
  • Aki Tem Muzambinho

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *