• Muzambinho.com
  • loja.muzambinho.com
  • Muzambinho.com
  • muzambinho.com.br

Ações de Promoção em Saúde foram realizadas na Feira Municipal de Muzambinho

Redação9 de maio de 20225min0
O Programa Qualidade de Vida e o Muzambinho.com acompanharam as atividades de Promoção em Saúde ocorridas no dia 07 de maio na Feira Municipal de Muzambinho.

A ação é uma parceria entre o IFSULDEMINAS – Campus Muzambinho, através do Curso Técnico em Enfermagem, Prefeitura Municipal e Drogaria Americana. Os projetos de Extensão são registrados e cadastrados através do Núcleo Institucional de Pesquisa e Extensão e possuem a finalidade da prestação de serviços para a comunidade.

As intervenções em saúde contemplaram a aferição de pressão, testes capilares glicêmicos, distribuição de preservativos e a capacitação em saúde sobre diabetes, hipertensão, Infecções Sexualmente Transmissíveis e a disponibilização de um espaço de interação entre os alunos do Curso Técnico em Enfermagem e os munícipes que participam da feira aos sábados.

A estrutura preparada para a implementação das atividades foi cedida pela Drogaria Americana que patrocinou o evento com materiais e insumos.

De acordo com a empresária Brenda Mara de Souza Magalhães “Atividades como estas são fundamentais para a sociedade, pois envolvem a diversidade, a pluralidade e o direito a uma assistência qualificada e humanizada. Nossa parceria com a instituição pedagógica fortalece o importante elo entre o teórico e a prática no contexto profissional. A Drogaria Americana acredita no potencial dos alunos e tem a perspectiva de que o projeto terá uma duração por muito tempo. A execução da técnica e as orientações em saúde aproximam a comunidade, intervindo no processo saúde doença e evitando que o contato com o cliente aconteça apenas nas farmácias depois de instalado o agravo”.

Além da assistência em dias de evento, o projeto desenvolve também a qualificação de profissionais Técnicos em Enfermagem sobre assuntos evidentes e de relevância em saúde pública.

“O profissional de Saúde deve estar onde o cliente está. O Técnico em Enfermagem do IFSULDEMINAS – Campus Muzambinho está alinhado com as necessidades do mercado, possui conhecimento em múltiplas áreas, está atento às tecnologias e ao mesmo tempo próximo da nossa comunidade. A saúde única nos remete á integração entre animais, homens e meio ambiente e, portanto, ao trabalho em rede. Em tempos difíceis as parcerias são fundamentais e o resultado positivo se reverte para todos os elementos envolvidos. Eu agradeço imensamente á Drogaria Americana, que propôs a ação, e nos convidou para esta parceria”, concluiu o Professor Fabrício Santos Ritá, coordenador do Projeto.

As ações contemplaram todos os que desejaram usufruir dos serviços oferecidos gratuitamente, entre eles feirantes, idosos e agricultores. De acordo com Maria Nicoli “ A feira precisa de um espaço para a aferição da pressão e do teste de glicemia, pois muitas pessoas não frequentam os postos de saúde com regularidade, tendo a possibilidade de saberem se está alta ou baixa.  Informações para a saúde são sempre bem-vindas. Minha glicemia está 110 e isso me mostra que preciso estar mais atenta á minha própria saúde”.

Os alunos se envolvem, se relacionam como equipe e observam o contexto prático da atuação profissional. Segundo Laís Samara, aluna do curso, “Estar entre as pessoas, ouvir as suas necessidades, esclarecer as dúvidas e estar atenta aos fatores de riscos para as doenças favorece a aproximação entre o profissional e a comunidade. Sendo aqui o espaço mais próximo da realidade que iremos vivenciar depois de formados.

A Educação em Saúde é uma importante ferramenta de promoção em saúde e de empoderamento social, representando uma estratégia que só poderá obter êxitos se contar com parceiros e com projetos voltados para a comunidade em geral.

Colaborou Fotos e Texto: Fabrício Santos Ritá

  • Muzambinho.com
  • Muzambinho.com
  • Aki Tem Muzambinho

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *