• Muzambinho.com
  • muzambinho.com.br
  • loja.muzambinho.com
  • Muzambinho.com

Dengue: em meio a alta de casos em MG, Brasil tem nova linhagem do vírus

Redação10 de maio de 20223min0
mosquito-dengue-49141-1920
Primeiro caso da nova linhagem no Brasil foi confirmado na última semana; em Minas, casos disparam e superam marca registrada em 2021

Em meio à disparada de casos de dengue em Minas Gerais, a identificação de uma nova linhagem do vírus no Brasil requer atenção das autoridades. O paciente é de Aparecida de Goiânia, Região Metropolitana de Goiânia,  no estado de Goiás.  O caso, confirmado pela Fiocruz, é o segundo registro da nova linhagem nas Américas. O primeiro é de 2019, no Peru.

Embora não desperte alerta imediato, segundo especialistas, a nova linhagem reitera a necessidade dos cuidados básicos de proteção. “Tudo indica que este caso é algo mais isolado. Esta é uma variante do vírus tipo 2 da dengue, sendo que o que circula neste momento é o vírus tipo 1”, explica o epidemiologista Geraldo Cunha. “As questões de transmissibilidade, ou letalidade ainda não são muito conhecidas no Brasil sobre a nova linhagem”, justifica.

“Mas as políticas públicas de sempre devem ser mantidas”, continua o especialista, ao pontuar medidas como o cuidado com locais que possam servir de criadouros para o mosquito transmissor da doença.  “A dengue é uma doença que pode matar se não forem tomados os devidos cuidados”.

Quanto ao tratamento, Cunha orienta que um serviço as unidades de saúde sejam procuradas. “Os serviços de saúde hoje já estão capacitados para avaliar se o caso precisa de internação ou não”, pontua.

Em Minas, 46.595 casos prováveis da doença foram notificados este ano. Desse total, 20.086 casos de dengue foram confirmados. Os números correspondem ao último levantamento publicado pela Secretaria de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), no dia 4/05. Nove óbitos foram confirmados pela doença nasa cidades de Araguari, Betim, Bom Sucesso, Conselheiro Lafaiete, Espinosa, Itaúna, São Roque de Minas e Urucuia. Até a publicação do Boletim Epidemiológico,  30 óbitos estavam sob investigação pela SES-MG.

Os dados disponibilizados apontam para uma alta significativa nos casos e colocam, segundo o Ministério da Saúde,

Minas Gerais como o quarto estado do Brasil com o maior registro da doença.

Até o dia 23 de abril, o Brasil já havia registrado 542 mil casos de dengue. No ano passado inteiro, o país somou 544 mil registros.

Fonte: EM

  • Muzambinho.com
  • Muzambinho.com
  • Ovos Rachel
  • Aki Tem Muzambinho

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *