Endividamento: quatro em cada dez brasileiros estão inadimplentes
Quatro a cada dez brasileiros adultos estão inadimplentes, segundo levantamento realizado pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), divulgado nesta segunda-feira (16). Isso significa que quase 62 milhões de pessoas no país não conseguem honrar suas dívidas e estão com o nome negativado.
O valor médio das dívidas é de R$ 3.518,84 e a maior parte delas está acumulada de um a três anos. Quase 58% são com bancos — contas básicas de água e luz respondem por 11,3% das dívidas. A maior parte dos devedores tem entre 30 e 39 anos, e quase metade das pessoas dessa faixa etária está inadimplente.
O cenário não dá mostras de melhora no futuro próximo, avalia o presidente da presidente da CNDL, José César da Costa. “A economia ainda vai levar um tempo para se recuperar e, portanto, o consumidor deve evitar se endividar para não correr o risco de ficar inadimplente”, destaca.
O aumento da taxa de juros anunciado pelo Banco Central neste mês impacta diretamente na obtenção de crédito, ao mesmo tempo em que a inflação continua avançando. Em Minas Gerais, por exemplo, 91,3% da população se sentiram impactados pela situação econômica do país e 66% acreditam que o Brasil esteja em dificuldade para sair de uma crise, segundo pesquisa DATATEMPO.
Em comparação a abril do último ano, a taxa de inadimplentes cresceu 5,59%. Mas o ritmo de crescimento mensal dos endividados diminuiu em abril, que teve alta de menos de 0,5% em comparação ao mês anterior.
Fonte: O Tempo