• Muzambinho.com
  • muzambinho.com.br
  • Muzambinho.com
  • loja.muzambinho.com

Endividamento: quatro em cada dez brasileiros estão inadimplentes

Redação16 de maio de 20222min0
ezgif-5-6370846018
Quase 62 milhões de adultos não conseguem honrar pagamentos no país, e média de dívidas é de R$ 3.518,84

Quatro a cada dez brasileiros adultos estão inadimplentes, segundo levantamento realizado pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), divulgado nesta segunda-feira (16). Isso significa que quase 62 milhões de pessoas no país não conseguem honrar suas dívidas e estão com o nome negativado.

O valor médio das dívidas é de R$ 3.518,84 e a maior parte delas está acumulada de um a três anos. Quase 58% são com bancos — contas básicas de água e luz respondem por 11,3% das dívidas. A maior parte dos devedores tem entre 30 e 39 anos, e quase metade das pessoas dessa faixa etária está inadimplente.

O cenário não dá mostras de melhora no futuro próximo, avalia o presidente da presidente da CNDL, José César da Costa. “A economia ainda vai levar um tempo para se recuperar e, portanto, o consumidor deve evitar se endividar para não correr o risco de ficar inadimplente”, destaca.

O aumento da taxa de juros anunciado pelo Banco Central neste mês impacta diretamente na obtenção de crédito, ao mesmo tempo em que a inflação continua avançando. Em Minas Gerais, por exemplo, 91,3% da população se sentiram impactados pela situação econômica do país e 66% acreditam que o Brasil esteja em dificuldade para sair de uma crise, segundo pesquisa DATATEMPO.

Em comparação a abril do último ano, a taxa de inadimplentes cresceu 5,59%. Mas o ritmo de crescimento mensal dos endividados diminuiu em abril, que teve alta de menos de 0,5% em comparação ao mês anterior.

Fonte: O Tempo

  • Muzambinho.com
  • Muzambinho.com
  • Aki Tem Muzambinho

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *