• loja.muzambinho.com
  • muzambinho.com.br
  • Muzambinho.com
  • Muzambinho.com

Vacina contra gripe pode prevenir Covid? Proteção é possível, mas breve

Redação1 de junho de 20222min0
vacina-03429527983
Estudo com 30 mil profissionais da saúde no Catar verificou que vacinados contra a influenza tiveram menos chance de ser infectados ou de ter quadros graves

Ainda em 2020, quando as vacinas contra a Covid-19 não estavam disponíveis em massa, pesquisadores do Catar, no Oriente Médio, avaliaram o histórico de 30 mil profissionais da saúde para entender se a vacinação contra a gripe poderia reduzir os riscos de casos graves da infecção pelo coronavírus. Os resultados preliminares, publicados em maio de 2022, foram promissores e indicaram que aqueles que receberam a vacina contra a gripe tiveram 30% menos chance de testar positivo para Covid-19 e 89% menos chances de desenvolver um quadro grave, comparados aos não vacinados.

As conclusões foram repercutidas pela revista científica “Nature” e pelo Boletim Matinal da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) desta quarta-feira (1º). “Esses resultados, embora promissores, também  mostraram que o limite de tempo dessa proteção ainda não é claro. O pesquisador responsável, Mihail Netea, acredita que esse efeito de proteção não deve durar muito, estimando que os benefícios podem durar de seis meses a dois anos”, resume o boletim.

Os pesquisadores que conduziram a pesquisa não sabem como a vacina contra a gripe diminuiria, na prática, as infecções pelo coronavírus. Uma das hipóteses é que ela ajuda a aumentar as defesas antivirais do organismo. Agora, a equipe também conduz um estudo no Brasil para verificar indícios de proteção contra a Covid-19 após a vacinação contra a gripe e com a vacina BCG — cuja oferta está em queda em todo o país e caiu 71,4% só em Belo Horizonte.

A cobertura da atual campanha contra a gripe em BH está mais baixa do que a de Covid-19 e não chegava a 40% no final de maio, segundo a prefeitura. A vacinação contra a gripe não substitui a vacina contra a Covid-19.

Fonte: O Tempo

  • Muzambinho.com
  • Muzambinho.com
  • Aki Tem Muzambinho

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *