Covid: positividade de testes no Brasil quase dobra em um mês
A positividade de testes de Covid-19 quase dobrou em um mês no Brasil: entre 14 de maio e 11 de junho, ela saltou de 23,6% para 42,3%, segundo levantamento realizado pelo Instituto Todos pela Saúde, que reúne pesquisadores. Todas as faixas etárias acima dos 30 anos tiveram positividade acima de 45%, de acordo com a análise, e os pacientes de 50 a 59 anos tiveram a maior taxa, de 52%.
A análise também indicou que o vírus sincicial respiratório (VSR), comum em crianças, perdeu protagonismo. A taxa de positividade para o vírus, que era de 17,3%, caiu para 8,4%. Entre as crianças de 5 a 9 anos, que podem se vacinar contra a Covid-19, os diagnósticos positivos para a infecção por coronavírus chegou a 27% e para os mais novos, ainda não vacinados, foi de 16%.
A análise foi realizada com base em cerca de 297 mil testes moleculares realizados pelos laboratórios Dasa, DB Molecular e HLAGyn, aproximadamente 95% deles nas regiões Sudeste e Centro-Oeste. Todos os Estados analisados tiveram uma taxa de positividade maior que 30%, com destaque para o Distrito Federal (aumento de 18% para 48%), Rio de Janeiro (de 24% para 44%) e São Paulo (de 30% para 43%).
Minas Gerais não foi citada na análise, mas também tem enfrentado aumento de casos neste mês. Só nos 15 primeiros dias de junho, o Estado registrou mais casos do que todo o mês de maio. Atualmente, cerca de 218,6 mil pacientes estão em acompanhamento em Minas — o que não significa que estejam hospitalizados, e sim que ainda não são considerados recuperados. Há um mês, eram 87,5 mil. Mesmo com o aumento do risco de contágio, sequer 60% dos mineiros tomaram a primeira dose de reforço, já disponível para todos os adultos há meses.
Fonte: O Tempo