• Muzambinho.com
  • loja.muzambinho.com
  • Muzambinho.com
  • muzambinho.com.br

Seis cidades do Sul de Minas vão receber novo modelo de urna eletrônica para as Eleições 2022

Redação14 de julho de 202210min0
urna-5-c52ec8c8bc
Segundo o Tribunal Regional Eleitoral, a urna eletrônica modelo UE2020 tem algumas melhorias em relação aos modelos anteriores e será utilizada pela primeira vez nestas eleições.

Seis cidades do Sul de Minas vão receber um novo modelo de urna eletrônica nas Eleições de 2022. Segundo o Tribunal Regional Eleitoral, a urna eletrônica modelo UE2020 tem algumas melhorias em relação aos modelos anteriores e será utilizada pela primeira vez nestas eleições.

Em Minas Gerais, a nova urna será usada por eleitoras e eleitores de 68 municípios mineiros, incluindo Belo Horizonte, todas as cidades da Região Metropolitana da capital e alguns locais no entorno.

No Sul de Minas, vão receber as novas urnas eletrônicas as cidades de Boa Esperança, Campo Belo, Candeias, Perdões, Três Pontas e Varginha.

A definição dos municípios levou em conta a logística de distribuição dos equipamentos e a proximidade da sede do TRE, o que possibilita um suporte mais rápido às zonas eleitorais.

Seis cidades do Sul de Minas vão receber novo modelo de urna eletrônica para as Eleições 2022 — Foto: Divulgação

Características

 

Segundo informações do TRE-MG, a urna eletrônica modelo UE2020 tem um visual ligeiramente diferente dos modelos anteriores. O teclado fica abaixo da tela, e não mais ao lado. A tela, aliás, tem mais qualidade de vídeo, o que melhora a visualização de informações e fotos.

O terminal do mesário não tem mais teclado físico. Na nova urna, ele tem tela sensível ao toque (touchscreen), como em smartphones.

Quanto ao funcionamento da nova urna eletrônica, o processador é 18 vezes mais rápido que o modelo anterior, e a bateria terá duração por toda a vida útil da urna (10 a 12 anos), reduzindo os custos de manutenção.

Além disso, o modelo UE2020 conta com algoritmo criptográfico dos mais apurados atualmente disponíveis. E tem certificação pela Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP Brasil).

Conforme o TRE-MG, isso significa que um laboratório certificado pelo Instituto Nacional de Pesos e Medidas (Inmetro) fez uma avaliação do programa embarcado e do código-fonte e verificou que eles atendem plenamente aos requisitos do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI), que define as regras da ICP-Brasil.

Seis cidades do Sul de Minas vão receber novo modelo de urna eletrônica para as Eleições 2022 — Foto: Reprodução/TV Globo

Seis cidades do Sul de Minas vão receber novo modelo de urna eletrônica para as Eleições 2022 — Foto: Reprodução/TV Globo

Acessibilidade

Em 2022, tanto a urna UE2020 quanto aquelas de modelos anteriores terão novidades para facilitar o voto das pessoas que têm deficiência auditiva ou visual. Uma intérprete de Língua Brasileira de Sinais (Libras) indica o cargo que estão em votação em cada etapa.

O sintetizador de voz foi aprimorado. Além de melhorias na qualidade geral do áudio, agora são falados os nomes de vices e suplentes. Nas Eleições 2020, por exemplo, a urna só emitia um som informando o nome da candidata ou candidato titular.

E, para maior fidelidade na fala dos nomes dos concorrentes, é possível cadastrar um nome fonético. Isso significa escrever o nome do jeito que ele é falado. Assim, o software não erra e fala o nome dos candidatos e das candidatas corretamente.

Fonte: G1 Sul de Minas

  • Muzambinho.com
  • Muzambinho.com
  • Aki Tem Muzambinho

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *