• loja.muzambinho.com
  • muzambinho.com.br
  • Muzambinho.com
  • Muzambinho.com

Seis meses sem Ricardo César Martins de Oliveira, o Bá.

Redação12 de agosto de 20226min1
Bah1
por Amir Alem Aquino
Jovem, cheio de saúde e de vitalidade, simpático, comunicativo e amigo de toda comunidade. Assim era Ricardo César, o Bá como era conhecido. Viveu pouco, se considerarmos que ainda tinha uma vida inteira pela frente; mas viveu com bastante intensidade e o suficiente para provocar comoção generalizada em todas as pessoas que o conheceram.
Todos nós, simples mortais, somos regidos pelas leis divinas e submetidos à vontade de Deus. É Ele quem traça o nosso futuro quando nascemos, quem estipula quanto tempo devemos permanecer neste Planeta, sem nos revelar este segredo para não nos atemorizar e é quem nos conduz para junto de Si, quando o tempo de permanência de cada um se expira.
Ricardo foi chamado assim tão precocemente, porque Deus certamente tinha outros propósitos para sua vida, impossíveis de serem realizados neste mundo em que vivemos. Esta é a maneira mais plausível para explicar a circunstância em que foi chamado. Se era tão simpático e amável com todas as pessoas, se não possuía nenhuma enfermidade que pudesse abreviar sua passagem por aqui, se era tão saudável física e psicologicamente, como explicar a tragédia que pôs fim à sua vida? Independentemente do grau de insanidade mental de quem praticou a ação e da maldade existente em seu coração, a verdade inquestionável e cruel é que ficamos sem o nosso querido Bá de um momento para o outro.
Hoje, seis meses após o triste acontecimento, com todos nós ainda perplexos, continuamos sem entender a violência de que foi alvo e por motivos tão banais que não justificavam nem uma simples agressão, muito menos um assassinato. Sua mãe, Eliana, chora, seu filhinho de cinco anos chora, sua família chora, seus amigos choram, Muzambinho chora. Diante de tantos choros e lamentações, dá para se avaliar o valor da pessoa de Ricardo na sociedade e o quanto era amado.
Sua rápida passagem pela vida, nos remete a reflexões profundas. Todos nós temos a falsa visão de que as coisas acontecem somente com os outros, nunca com a gente. Outra visão distorcida é a de que apenas os velhos falecem. O falecimento tão inesperado de Ricardo e da maneira como ocorreu, destrói toda e qualquer teoria sobre nossa sobrevivência e, de certa forma, nos permite aceitar melhor esse tipo de acontecimento.
A vida tão preciosa de Ricardo foi brutalmente interrompida, mas a certeza de que uma nova vida o espera e esta será eterna, proporciona-nos um certo alívio. Que esta esperança para uns e certeza para outros se faça presente sobretudo no coração de Eliana, sua mãe, que tanto está sofrendo com a separação. Nós, amigos e familiares de Eliana nos solidarizamos com ela e nos colocamos ao seu inteiro dispor para confortá-la nos seus momentos de maior tristeza e no seu inconformismo com a brutal ocorrência, mesmo também sofrendo, como ela, pelas mesmas consequências da perda irreparável.
Ricardo ou Bá partiu para uma nova dimensão, mas as lembranças e suas boas obras ficarão eternamente gravadas na memória de quem conviveu com ele e desfrutou de sua alegria, de sua amizade e dos bons momentos vividos juntos. Seis meses sem ele mais se parecem com seis anos, tamanha é a saudade que sua ausência está provocando nos corações entristecidos com sua partida.
.
.

  • Muzambinho.com
  • Muzambinho.com
  • Aki Tem Muzambinho

Um comentário

  • Nicolau Anechine

    13 de agosto de 2022 at 10:00

    Ricardo Bha, grande garoto, amigo, educado, foi se brutalmente embora, por causa de um monstro, deixou saudades.

    Responder

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *