• Muzambinho.com
  • muzambinho.com.br
  • Muzambinho.com
  • loja.muzambinho.com

Chuvas em MG: Famílias que moram em áreas de risco são orientadas a deixar casas

Redação20 de dezembro de 20225min0
ezgif-2-da754c6101
Chuva “muito forte” é aguardada no Estado, conforme alertou o secretário nacional de Proteção e Defesa Civil, coronel Alexandre Lucas

A Defesa Civil Nacional alerta para a possibilidade de Minas Gerais registrar fortes chuvas a partir desta terça-feira (20). Famílias que moram em áreas de risco são orientadas a deixar suas casas e procurar as residências de parentes. O alerta foi realizado pelo secretário nacional de Proteção e Defesa Civil, coronel Alexandre Lucas.

“Aqueles que puderem, não durmam em suas casas. Aqueles que moram em áreas de deslizamento procurem casas de parentes, procurem se proteger. Nós não queremos nenhuma morte em Minas Gerais. Nós não queremos nenhum sofrimento no nosso Estado”, afirmou.

Somente em Belo Horizonte, ao menos 20% da população vivem em locais que despertam alerta maior dos órgãos públicos quanto a ameaças de desabamentos e deslizamentos. Em Contagem, na região metropolitana, a situação não é muito diferente da capital. De acordo com dados da Prefeitura da cidade, o município tem 96 áreas de risco de grau alto e muito alto.

O coronel Alexandre Lucas veio para Minas Gerais diante da previsão de chuva “muito forte” para terça (20) e quarta (21). “É preciso que todas as pessoas adotem medidas de autoproteção porque a previsão de chuvas é muito grande, principalmente em áreas de risco, deslizamento e inundação. É preciso ficar atentos”, alertou.

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Minas Gerais está em alerta para chuvas intensas. Para Belo Horizonte, a meteorologia prevê a terça-feira com muitas nuvens e com pancadas de chuva, por vezes, forte e com trovoadas isoladas. A temperatura mínima será de 17ºC e a máxima de 25ºC.

Período chuvoso

O balanço do período chuvoso 2022/2023 aponta que Minas Gerais tem 91 municípios em situação de emergência e oito óbitos. Veja os danos humanos contabilizados no Estado:

  • Desabrigados (pessoas que necessitam de abrigo público – como habitação temporária – em função de danos ou ameaças de danos em seus domicílios) – 1.244
  • Desalojados (pessoas que desocuparam seus domicílios, mas que se deslocam para casa de parentes ou amigos) – 4.434

As mortes no período chuvoso foram registradas nas cidades de Piraúba, Bom Jesus do Galho, Santa Luzia, Vespasiano, Bertópolis, Inhapim, Presidente Bernardes e Governador Valadares.

Durante as chuvas, a população é orientada a seguir as seguintes medidas:

– Evite áreas de inundação e não trafegue em ruas sujeitas a alagamentos ou perto de córregos e ribeirões nos momentos de forte chuva;

– Não atravesse ruas alagadas nem deixe crianças brincando nas enxurradas e próximo a córregos;

– Não se abrigue nem estacione veículos debaixo de árvores;

– Atenção especial para áreas de encostas e morros;

– Nunca se aproxime de cabos elétricos rompidos. Ligue imediatamente para Cemig (116) ou Defesa Civil (199);

– Se notar rachaduras nas paredes das casas ou o surgimento de fendas, depressões ou minas d’água no terreno, avise imediatamente a Defesa Civil;

– Em caso de raios, não permaneça em áreas abertas nem use equipamentos elétricos.

Fonte: O Tempo

  • Muzambinho.com
  • Muzambinho.com
  • Aki Tem Muzambinho

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *