• Muzambinho.com
  • muzambinho.com.br
  • loja.muzambinho.com
  • Muzambinho.com

Sicredi analisa cenário para investimentos em 2023

Redação16 de janeiro de 20235min0
Assessora de Investimentos da Sicredi das Culturas RSMG, Maiara Martini Furtado
O Sicredi possui um portfólio amplo de aplicações para os mais diferentes perfis de investidores.

Fazer o dinheiro render é o desejo de todo investidor, e o cenário atual, com a taxa de juros em alta, favorece investimentos de renda fixa, como a poupança e depósito a prazo. “No ano de 2022 o CDI, que é uma taxa que determina o rendimento anual de diversos tipos de investimentos de renda fixa, obteve rentabilidade de 12,4% e a poupança de 7,9%, ambos ganhando da inflação, o que favoreceu o resultado positivo dessas aplicações. No mercado de renda variável, que inclui investimentos em ações, câmbio e fundos multimercados, foi um ano de volatilidade, e o Índice Ibovespa concluiu o ano com rentabilidade acumulada de 4,69%”, explica a assessora de Investimentos da Sicredi das Culturas RS/MG, Maiara Furtado.

Para o ano de 2023, a expectativa é um cenário semelhante para investimentos de renda fixa. A área de análise econômica do Sicredi projeta um início de baixa na taxa Selic, que é a taxa básica de juros do país, mas que deve encerrar o ano em 11,5%, o que mantem a atratividade e bons ganhos para estes investimentos.

Para quem está começando no mundo dos investimentos, a poupança pode ser a porta de entrada. E a boa notícia é que, além de ser um investimento com liquidez imediata (possibilidade de resgatar a aplicação de forma simples e rápida), a aplicação preferida dos brasileiros está entre as cinco que registrou rentabilidade real no ano passado. E, para quem se animou com a informação e deseja começar a investir em 2023, a assessora de Investimentos da Sicredi das Culturas RS/MG, explica as vantagens da poupança.

“A rentabilidade da poupança é baseada na Selic. Quando a taxa Selic ultrapassa o patamar de 8,5% ao ano, o rendimento da poupança é de 0,5% ao mês, mais a variação da TR (taxa referencial), que é calculada pela média ponderada dos títulos públicos prefixados. Com juros mais altos, a poupança consegue entregar uma rentabilidade mais atrativa. A poupança é um bom investimento também para quem quer fazer uma reserva de emergência, para ter dinheiro disponível em caso de eventualidades, como gastos imprevistos com saúde, por exemplo”, destaca Maiara.

Além da Renda Fixa

 

O Sicredi possui um portfólio amplo de aplicações para os mais diferentes perfis de investidores, além de poupança e investimentos atrelados ao CDI, a instituição financeira cooperativa possui fundos de investimentos e Home Broker Sicredi para negociação de ações. “Quando falamos em investimentos é fundamental conhecer o perfil do investidor. São três classificações usadas para a indicação dos melhores produtos e soluções, de acordo com o momento de vida e objetivo do investidor, são eles: conservador, moderado e arrojado. O perfil conservador prioriza a segurança para seus investimentos; o perfil moderado é aquele que está disposto a correr alguns riscos, aceita trabalhar com prazos mais longos, mas não abre mão da segurança; já o perfil arrojado procura a maior rentabilidade possível e tem tolerância às oscilações do mercado. Independente do perfil, o Sicredi conta com uma equipe especializada para orientar seus associados que desejam investir e fazer o dinheiro render”, destaca a assessora de Investimentos da Sicredi das Culturas RS/MG.

Para os investidores mais arrojados, desde novembro de 2022, o Sicredi passou a oferecer acesso direto ao mercado de capitais, com o lançamento de sua operação de renda variável. Agora, os associados podem negociar ações, fundos imobiliários, ETFs e BDRs no mercado à vista pelo Home Broker Sicredi, além de contar com atendimento digital via WhatsApp da instituição, pelo número 51 3358-4770.

Assessoria de Comunicação e Marketing
Sicredi das Culturas RS/MG – Guaxupé

  • Muzambinho.com
  • Muzambinho.com
  • Aki Tem Muzambinho

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *