• loja.muzambinho.com
  • muzambinho.com.br
  • Muzambinho.com
  • Muzambinho.com

ALMG terá Frente Parlamentar Agropecuária

Redação9 de março de 20234min0
almg-1-70dc48e69a
A Câmara Municipal de Belo Horizonte também pode vir a ter um grupo parecido, conforme a Faemg

A Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) terá uma Frente Parlamentar Agropecuária, nos moldes do grupo de mesmo nome na Câmara dos Deputados, que busca diálogo entre os interesses de produtores rurais e deputados estaduais. O requerimento foi aprovado com as 27 assinaturas necessárias e protocolado no início de fevereiro, quando o ano parlamentar começou, e as atividades da Frente devem começar já em abril deste ano.

O anúncio oficial ocorreu em encontro entre um grupo de 17 deputados estaduais com representantes da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Faemg), nesta quarta-feira (8), na sede da entidade.. A frente será presidida pelo deputado Coronel Henrique (PL), que é médico veterinário formado e tem experiência de atuação no agronegócio. O lema do grupo, explica o parlamentar, será “se a roça não planta, a cidade não janta”, em referência à importância do setor para a economia em várias cadeias do Estado.

O vice-presidente de Finanças da Faemg, Renato Laguardia, pontua que, desde que que assumiu a diretoria, há pouco mais de um ano, a entidade percebeu distanciamento do setor produtivo com os poderes Legislativo, Executivo e Judiciário. A criação da frente é parte de um movimento de aproximação que busca fortalecer produtores em todo o Estado.

“Foi criada a superintendência de relações institucionais e governamentais na Fameg, e, a partir daí, entendemos que temos que trabalhar junto com os deputados. Primeiro, para conhecermos os parlamentares e eles nos conhecerem. A ideia é que podemos auxiliá-los nos projetos de leis e também nas votações, mostrando a importância do setor e do nosso sistema. Nesse primeiro momento, não temos pedidos, nem solicitações legislativas. Queremos aproximação com nossos deputados, o que foi muito bem recebido”, comenta.

O deputado Coronel Henrique pondera que a formação da frente foi inspirada no estatuto do grupo homônimo na Câmara Federal. A frente começou a ser pensada a partir de uma conversa com o presidente da Faemg, Antônio de Salvo, no fim de 2022. “Em uma reunião fez um desafio para nos organizarmos e fundar a frente parlamentar”, informa o deputado.

“Minha ideia como presidente, primeiro signatário, é que tratemos essa instituição muito próxima, como um braço de diálogo junto a Faemg. Na prática, a quando a Faemg tem uma pauta do produtor, vinha até a ALMG, procurava os deputados individualmente. Com a frente, o objetivo é servir como um canal aberto com a Faemg e acompanhar as questões políticas da agricultura, ser um canal de diálogo do produtor rural. Essa frente vai promover debates, seminários, e outros eventos para que possamos fundamentar uma nova política publica com o respaldo da ALMG”, narra.

“O tema do agronegócio deve deixar de ser restrito ao meio rural, ou de quem vem de regiões que têm o agro forte. A agro está no dia a dia das cidades. O produtor não para, funciona 365 dias por ano e as cidades devem ter essa visão”, complementa. A estruturação burocrática da Frente deve ser feita a partir de uma audiência pública na Assembleia no início de abril. Nela, serão apresentados objetivos e cronograma do grupo.

Fonte: O Tempo

  • Muzambinho.com
  • Muzambinho.com
  • Aki Tem Muzambinho

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *