• loja.muzambinho.com
  • Muzambinho.com
  • Muzambinho.com
  • muzambinho.com.br

Seu pet terá filhotes? Dicas para uma gestação mais saudável e segura!

Redação20 de março de 202311min0
Female,Dog,Of,Golden,Retriever,With,Puppies
Descubra como garantir uma gestação segura e saudável para o seu animal de estimação com as dicas incríveis que separamos especialmente para você!

É mágico ver uma ninhada do nosso pet, concorda? Todo mundo acha a coisa mais fofa do mundo e é uma experiência emocionante vivenciar esse momento com os nossos pets. Mas também pode ser estressante e arriscada se não for bem gerenciada e acompanhada.

 

Por isso, é essencial que os tutores de animais de estimação saibam como cuidar adequadamente de suas gestantes nesse momento mágico e tão vulnerável para elas, desde a alimentação até os cuidados veterinários necessários.

 

Pensando nisso, separamos o passo a passo completo com as principais dicas para garantir uma gestação saudável, bem acompanhada e sem estresse tanto para a fêmea quanto para os filhotinhos. Boa leitura!

Preparação para a gestação

Os tutores devem estar atentos tanto durante, quanto após a gestação de sua pet. Por isso, muitos veterinários recomendam seguir alguns passos para prepará-la para uma boa gestação, confira abaixo quais são:

Exames de saúde pré-concepção

É importante que a mamãe pet seja bem acompanhada por médicos veterinários antes mesmo de haver a pré-concepção. Isso possibilita saber se ela está boa saúde, além de identificar quaisquer problemas que precisem ser tratados antes da gestação.

 

O veterinário pode solicitar os seguintes exames:

 

  • Avaliação de condições físicas;

  • Exame pélvico para verificação;

  • Exames laboratoriais;

  • Entre outros a depender do médico.

 

Esses exames são essenciais para verificar como está a saúde da sua pet e verificar suas condições médicas para a gestação. Desta forma, garante-se a saúde dela e dos filhotes.

 

Dieta adequada

Contar com uma dieta adequada também é fundamental para uma gestação saudável, tanto para a mãe, quanto para os filhotinhos. Durante esse período ela vai necessitar de uma grande ingestão de nutrientes e os tutores precisam acompanhar isso de perto.

 

Sendo assim, deve-se fornecer alimentos de qualidade e quantidade suficiente para atender às necessidades nutricionais da mãe. Na comida dele deve conter:

  • Proteínas;

  • Gorduras boas;

  • Carboidratos;

  • Vitaminas;

  • Minerais essenciais.

 

A quantidade de cada alimento irá variar em cada caso e deve seguir as recomendações do médico veterinário que acompanha a sua pet gestante.

 

Ambiente adequado

Outro aspecto essencial é o local onde a mãe dará à luz. Este deve ser seguro, limpo e confortável para ela e seus filhotes passarem esse período com tranquilidade e bastante proteção.

 

Sendo assim, a pet deve ficar em um ambiente espaçoso, tranquilo e protegido da exposição excessiva de luz e sons na hora de dar à luz. É importante que a área seja acessível à limpeza e higienização nos momentos em que for necessário.

 

Cuidados durante a gestação

Após todos os preparativos que precedem a gravidez, é hora dos cuidados para a gestação da sua pet. É importante considerar alguns fatores como as visitas ao veterinário e atenção ao comportamento da sua pet, confira abaixo algumas informações sobre isso:

Visitas regulares ao veterinário

As consultas pré-natal possibilitam o acompanhamento da fêmea nessa fase tão vulnerável, onde requer devida atenção e cuidado. Sendo assim, as visitas ao veterinário viabilizam o monitoramento do desenvolvimento dos filhotes e a saúde da mamãe.

 

É nesse momento que o médico irá fornecer informações relevantes a respeito da saúde e quais alimentos mais adequados para essa fase da gestação, assim como os devidos cuidados que sua cadela ou gata precisa nesse momento.

 

Monitoramento do comportamento

Como é fase delicada e de bastante vulnerabilidade da fêmea, ela potencialmente pode se encontrar mais arisca e na defensiva, dependendo de cada situação.

 

Por isso, é essencial acompanhar as mudanças de comportamento dela, pois podem ser um indicativo para o tutor. Alguns exemplos para ficar atento, são:

 

  • Falta de apetite;

  • Vômitos frequentes;

  • Diarreia;

  • Indicativos de dores e desconforto;

  • Agitação;

  • Entre outros.

 

Todos esses comportamentos podem ser sintomáticos, como um indicativo de problemas gastrointestinais que podem se relacionar a questões nutricionais ou de incômodos na gestação.

 

É essencial que a fêmea seja acompanhada e monitorada de perto pelos seus tutores, pois qualquer sintoma pode ser um alerta e isso pode prejudicar tanto sua saúde quanto a dos filhotes.

Cuidado pós-parto

Já no pós-parto são necessários outros tipos de cuidados para manter a mãe e os filhotes com saúde e conforto. Por isso, existem alguns fatores para se atentar nesse momento, como, por exemplo:

Aquecimento e alimentação

É necessário atenção a respeito da alimentação e aquecimento da mãe e filhotinhos. Eles precisam estar em um ambiente aquecido, com temperatura ideal – recomendada pelo veterinário que os acompanha – para evitar hipotermia.

 

Outro aspecto importante é a alimentação da mamãe, que deve ser adequada para a produção suficiente de leite para alimentar os filhotes. É comum que ela mesma se encarregue de atender as necessidades deles, aquecendo-os e alimentando-os.

 

Entretanto, é essencial que os tutores fiquem atentos e acompanhando para ajudar em qualquer intercorrência.

 

Como cuidar dos filhotes

Os filhotes também precisam de atenção. Portanto, quando eles ainda estão muito recém-nascidos será necessário alguns cuidados específicos, confira quais são:

Higiene

Os veterinários sempre dizem para evitar o banho até mais ou menos os 3 meses dos filhotes. Entretanto, pode-se realizar pequenas higienizações regulares com gazes ou algodão a depender da necessidade.

 

Além disso, o ambiente também deve ser higienizado de forma preventiva para cuidar da saúde da mãe e filhotes de forma adequada.

Monitoramento contínuo

Durante as primeiras semanas de vida, os filhotes devem ser monitorados constantemente, pois ainda são muito vulneráveis e podem sofrer qualquer tipo de problema de saúde. Sendo assim, é importante acompanhá-los para identificar qualquer situação.

 

Esse monitoramento deve ser contínuo, pois é uma forma de garantir a saúde e bem-estar dos filhotes e da mãe, e deve ser realizado regularmente, em conjunto com as visitas ao veterinário para exames de rotina e orientações sobre cuidados adequados.

 

Por isso, a PetCare é um Hospital Veterinário 24h que conta com um time completo de especialistas para cuidar da saúde e tudo o que o seu animal de estimação precisar!

por Danillo Cássio

  • Muzambinho.com
  • Muzambinho.com
  • Aki Tem Muzambinho

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *