• muzambinho.com.br
  • Muzambinho.com
  • loja.muzambinho.com
  • Muzambinho.com

Ministério da Agricultura prepara lançamento do Plano Safra 2023/2024 para final de junho

Redação29 de maio de 20235min0
Colheita de soja. Foto: Wenderson Araujo/Trilux
Ministro Carlos Fávaro quer Plano mais robusto do que o do ano passado e busca alternativas como a liberação de recursos em dólar, via BNDS

A um mês da data em que, normalmente se anuncia o Plano Safra – principal política pública para financiamento da agricultura brasileira – o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, anuncia que trabalha por um Plano Safra mais robusto que o do ano passado, que ofereceu aportes de  R$ 340,88 bilhões, superando a expectativa de produtores e representantes de entidades ligadas. A assessoria de comunicação do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) informou que ainda não há uma data oficial para lançamento do Plano, mas que a previsão é que o anúncio seja feito no final de junho, como tradicionalmente acontece.

Na semana passada, Fávaro voltou a se reunir com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, para debater o assunto. Segundo ele, novas oportunidades de crédito,  como a liberação de recursos, em dólar, através do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), têm sido  uma forma paralela ao sistema de liberação de recursos pelo governo. E os ministérios da Fazenda e da Agricultura estão intensificando a busca por mecanismos como esse para permitir que o mercado  financie a agropecuária sem que haja, necessariamente, a participação do Tesouro.

“Não podemos achar que essa será a regra principal, até porque quem produz milho, arroz, leite, feijão e hortaliças precisa de custeio e não tem hedge natural em dólar e por isso precisa de juros mais baixos para poder colocar o alimento na mesa dos brasileiros”, afirmou.

Práticas Sustentáveis contarão pontos a favor

Em março desse ano, Fávaro anunciou que o Plano Safra 2023/24 terá a agricultura de baixo carbono como linha mestra, uma vez que a agricultura sustentável é uma das prioridades do governo Lula. A ideia é que os produtores que adotarem práticas sustentáveis possam ter melhores condições de financiamento.

O presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Minas Gerais (Faemg), Antônio Pitangui de Salvo, disse, durante evento de divulgação do PIB do agro, na semana passada, que o Plano Safra 2023 é “uma grande incógnita”. “Gostaríamos de ter mais informações sobre ele. Já estamos muito próximos da data de lançamento e as instituições financeiras não sabem nada a respeito. Muito menos nós”.

De Salvo comentou ainda que o setor está ansioso porque um Plano Safra robusto com facilidade de crédito e juros compatíveis com a atividade agropecuária é fundamental “para que o segmento continue crescendo, gerando segurança alimentar e ajudando a espantar o fantasma da inflação que já ronda nossos países vizinhos”

O que é o Plano Safra? Entenda

O Plano Safra foi instituído em 2003 para fomentar a produção rural brasileira. Todos os anos, o governo federal destina verbas para investimento ou para custeio, industrialização e comercialização dos produtos agrícolas. Trata-se do maior incentivo financeiro para a área, no contexto nacional.

O programa engloba diversas políticas públicas, com atenção especial à agricultura familiar e às cooperativas. A ideia é destinar recursos para que pequenos e médios produtores se profissionalizem, sempre seguindo bases sustentáveis.

Fonte: Itatiaia

  • Muzambinho.com
  • Muzambinho.com
  • Aki Tem Muzambinho

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *