• loja.muzambinho.com
  • muzambinho.com.br
  • Muzambinho.com
  • Muzambinho.com

Descontrole Mental ? – por Antero Costa Filho

Redação2 de junho de 202312min0
Dr Anteroficial
...

O descontrole emocional está presente em nossas vidas, independente da nossa vontade. Precisamos e podemos modular nossas emoções, tornando-as oportunas e adequadas aos diferentes eventos pessoais!

“OU GERENCIAMOS NOSSAS EMOÇÕES, OU NOS TORNAMOS VÍTIMAS DELAS.”

• Mães: “Meu filho tem um temperamento muito forte”. Como se fosse um elogio!
• Na realidade é uma crítica enrustida, na tentativa de se desculpar pelo descotrole emocional do filho. …

Devemos educa-los como prevenção de distúrbios mentais no futuro. … Sim, as “EMOÇÕES” são moduláveis pela EDUCAÇÃO!
• Formal (escolaridade)
• Informal (socialização familiar)
• Não formal (no ‘escola’ da vida)

O descontrole emocional não é desculpa para nada! O descontrolado sabe muito bem o que quer e o que faz! É consciente de suas ações e assim, torna-as meio de vida. São pessoas difíceis de lidar e dispostas a passar por cima de tudo e de quem for, para atingir seus objetivos.

O descontrole emocional nos faz sofrer, como também prejudica ‘todo o ambiente’ que compartilhamos. É um mal-estar generalizado!

O chamado _ Transtorno Bipolar _ (fase1 depressiva intercalando com fase2 eufórica ou maníaca), nos deixa claro o…….

“Descontrole das Emoções!”

É uma reação desproporcinal e acentuada entre causa / efeito!

“A BIPOLARIDADE é um transtorno mental onde a pessoa não reage ao que acontece da forma que se espera, não responde proporcionalmente a ocasião. (Gatilho)

• Fase1 “Mania” a pessoa fica muito agitada, agressiva, explosiva, impulsiva e distraída, e sem ter nada que justifique essas reações intensas. …
• Fase2 “Depressão” em outros momentos o comportamento é apático, desanimado, triste, ansioso, não sente prazer nas coisas e isso também em situações onde não há elementos que justifiquem esta reposta.”

………………………….Marisa de Abreu Alves

Inicialmente (Fase1) “Mania” é tida como apenas um descontrole emocional; com o tempo os sintomas se tornam mais ‘frequentes e agressivos’ (intensos), sempre inoportunos e inadequados aos eventos, caracterizando assim um “Transtorno Bipolar.”

Socorro! Precisamos de um profissional da mente, com seu olhar crítico e apurado (PSIQUIATRA e/ou PSICÓLOGO). A adesão do paciente (empatia) deve ocorrer na primeira consulta!

• PSICOTRÓPICOS não curam distúrbios mentais, apenas aliviam os sintomas. Use-os como uma ferramenta e nunca como uma bengala!

• A PSICOTERAPIA tem poder de cura!

Oscilações de humor são variadas e variáveis em número e intensidade. Normais e esperadas (eutimia), disfuncionais (hipomanias) e distúrbios emocionais (manias). Aí surgem os prejuízos pessoais, profissionais, sociais. …necessitando do olhar de um profissional da mente.

O transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) pode nos confundir; ou mesmo os quadros de depressão! Peça ajuda ao profissional da mente! Não procure atalhos. …nem deixe para ver como vai ficar!

Aquela mãe já desconfiava que algo estava fora da normalidade. Não é fácil conviver com as nossas disfunções do humor (naturais) e menos ainda enfrentar distúrbios do humor patológicos dos outros.

Falta de educação ou Descontrole Emocional?

Possíveis causas que nos levam a “EXPLODIR”

E ela nada mais é do que a “ausência de aprendizado de como lidarmos com nossas emoções” e principalmente do AUTOCONHECIMENTO, pois, “quem não se conhece, tão pouco consegue compreender de onde vem suas próprias emoções”.

É justamente esta “Falta de Educação Afetiva” que contribui e muito para questões como o ciúme, a raiva, a inveja, vingança, e por aí vai.

E como controlar a “Emoção da Raiva?

Tentar acalmar alguém em “crise de nervo”, é colocar a mão na brasa!

Identificando o ‘gatilho’ (o que gerou a raiva), podemos conscientemente virar o jogo. … pois o ‘instinto ancestral’ é irracional (animalesco).

De repente você percebe que isso não é motivo para briga, então o sentimento ruim vai embora.

O autoconhecimento pode nos ajudar a encontrar ‘os gatilhos’ que nos descontrolam….

“Cooperar sempre será melhor que competir!”

Entender como alguma coisa funciona (Explosão de Emoções) sempre é o primeiro passo para usá-la melhor e ter controle sobre ela.

É preciso entender que a “explosão” não é consciente e acontece muito rápido. Origina no nosso subconsciente (instinto).

Isso ocorre porque a ‘parte do cérebro responsável por essas respostas’ é aquela que detecta ameaças e cria uma forma (ancestral) de responder a elas. “INSTINTO!”

É nosso subconsciente nos defendendo automaticamente; a reação corporal é instintiva (mais emocional e nada racional). Herdamos dos nossos ancestrais!

A reação explosiva de raiva (INSTINTO) “quando a internet não coopera”, é exatamente a mesma reação explosiva do heroísmo, quando arriscamos nossas vidas para salvar alguém! Ao sermos indagados do “Por que?” da reação explosiva, respondemos:

_Não sei porque tive esta reação! … e não sabe mesmo, pois veio do subconsciente. Mas tem consciência do fato em si! Daí o desconforto pessoal!

Esse instinto funciona maravilhosamente bem na maior parte do tempo, podendo se tornar um hábito. Às vezes dá errado, com prejuízos pessoais / profissionais / sociais diversos. …

E é isso (explosão emocional) que queremos / podemos / devemos gerenciar; geralmente com a ajuda de um profissional da mente. …

A ajuda inicia com a ‘adesão’ espontânea aos tratamentos propostos (psicoterapias, outras terapias complementares e se necessário o uso de psicotrópicos. …)

O ato em si vem do subconsciente; logo em seguida se torna consciente nos envergonhando.

Inteligência emocional é um conceito em psicologia que descreve a “capacidade de reconhecer e avaliar os seus próprios sentimentos (emoções) e os dos outros, assim como a capacidade de lidar com eles”.

É uma competência que se destaca nos líderes, justificando seu sucesso de liderança nos inter-relacionamentos humano.

A designação de inteligência emocional mais antiga remonta a Charles Darwin, que em sua obra referiu a importância da ‘expressão emocional’ para a sobrevivência e adaptação.

Ou gerenciamos nossas emoções, ou nos tornamos vítimas delas. …podemos sim, educar e modelar as emoções, pela educação familiar, formal e não formal. O Autoconhecimento nos engrandece a “Inteligência Emocional”.

A maior virtude do ser humano é o silêncio!
Aprenda a ouvir, escutando; ver, enxergando e só abrir a boca, deixando as palavras saírem, após consultar o coração. O silêncio da meditação nos faz escutar / enxergar e intuir (nos transcende)!

Nos tornamos mais humanizados!

Redação


  • Muzambinho.com
  • Muzambinho.com

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *