Secretário de Cultura e Turismo de Minas abriu Agrotur em Muzambinho e visitou atrativos turísticos do município
O secretário Leônidas Oliveira visitou as plantações de café no município — Foto: Matheus Xavier de Meira/Divulgação
Nesta edição, o patrono é o secretário de Estado de Cultura e Turismo, Leônidas Oliveira, convidado pela administração. A feira agrícola – que se estende até domingo (11) – exibe produtos típicos da região, como queijos, cafés e doces, além de artesanato.
A programação de shows é um dos destaques da feira: Negritude Jr. e dupla Lello e Rodolfo Vieira fizeram os shows do dia 08 (feriado). Nesta sexta-feira (09), a banda RPM e cantor Lino Violeiro são os destaques. No sábado (10), a dupla Day e Lara e banda Rock Out fazem os shows na Avenida Dr. Américo Luz. Já as bandas Lithium e Jet Set encerram a programação musical no domingo (11). Paralelo à feira, acontece o 1º Encontro de Motociclistas. Muzambinho faz parte do Circuito Turístico Montanhas Cafeeiras de Minas.
Na cidade, o Secretário Leônidas Oliveira visitou os principais atrativos: a igreja Nossa Senhora Aparecida (1945), o Museu Municipal Francisco Leonardo Cerávolo, a estação ferroviária, os monumentos Chapéu de Sol e Cruzeiro de Pedra e a Casa de Cultura. O secretário inaugurou a exposição agrícola às 14h e conheceu experiências de turismo rural na Fazenda Santa Inês (produtos Carruá).
Rota de Café
A região vulcânica de Muzambinho se destaca pela produção de cafés a 1.200 m de altitude. O município também já entrou este ano no Mapa de Turismo Brasileiro. Alfredo Eduardo Elias Gonçalves é um dos produtores de café. “Temos cafés para todos os gostos, como MAEG, onde tem apenas café dentro da embalagem, e os especiais, diferenciados, completos”, afirma.
Em julho de 2022, Muzambinho inaugurou a Rota dos Cafés, um tour que atravessa montanhas, vales e lagos e proporciona ao turista conhecer o café produzido em terras vulcânicas. O passeio passa por estradas vicinais, com parada em um mirante de 1.200 m de altitude, com vista para as plantações de café da região e a serra de São Domingos.
Jardineira
O passeio é feito a bordo da jardineira Ritinha, nome em homenagem ao antigo veiculo que fazia o trajeto Muzambinho/São Paulo. Ela levou nome ilustres como Dulce Santuci, Milton Neves, Welington de Oliveira e Dionísio Azevedo. A jardineira foi toda preparada para receber os visitantes, inclusive com cafeteria toda equipada e serviço de bordo.
Na Fazenda Santa Inês, onde são produzidos os cafés Carruá e Nosso Café, o turista conhece todo Ciclo do Café, do pé à xícara, passando pelos terreiros, lavadores, despolpadores, secadores e torrefação. A visita finaliza com um café colonial com biscoito, roscas, queijos, geleias e pão de queijo, além da degustação dos cafés especiais.
Fonte: otempo.com.br
https://www.otempo.com.br/turismo/patrono-da-festa-leonidas-oliveira-abre-agrotur-nesta-quinta-8-em-muzambinho-1.2884854