A ignorância motivada – por Antero Costa Filho
é quando “escolhemos, mais ou menos conscientemente”, não saber mais, não nos aprofundar, não entender. Essa ignorância é terrivelmente perigosa porque tende a nos levar a posições extremas e reduz nossa capacidade de continuar crescendo e amadurecendo.
O indivíduo ignorante vive ou atua de acordo com a sua ignorância. Muitas vezes baseamos a nossa vida em preconceitos, superstições, e ideias sem fundamento. Somos capazes de comportamentos surpreendentes, “por não aceitarmos outras opiniões diferentes das nossas”.
• “Só sei que nada sei.” Sócrates (400 a.C.)
• “O sábio pode mudar de opinião. O idiota não.” Immanuel Kant (1724-1804)
• “Tudo que falo não é meu.”
………..Walter Edgard Maffei (1905-1991)
A ignorância motivada é
surpreendente e individual!
• A “Ignorância Motivada” é perigosa, irresponsável, idiota! preconceituosa, prepotente, arrogante, supersticiosa, invejosa, vingativa, odiosa, desatenta, intolerante. … Nos faz mal!
“O Ignorante Motivado” é um ‘Doente Mental Sócio Cultural’! Sofre e faz sofrer nossos semelhantes, familiares, amigos e quem quer que seja:
• Não sabe o que é um “Diálogo Assertivo” (respeito mútuo, humildade e verdades). …
• Seu “Diálogo é sempre Agressivo”! Seu descontrole emocional revela seu ódio!
• Por se basear no “Seu Falso Construto de um Mundo Ideal”; mundo que só faz sentido na sua cabeça, eleva exageradamente a voz revelando seu desequilíbrio emocional. …
• Cria um mundo falso, com noções errôneas a seu respeito e do ambiente que compartilha. …
• Vive na ilusão (inédito inviável). … e não aceita a utopia (inédito viável) dos seus semelhantes!
“Sucesso é estar em paz com as nossas escolhas.”
………………………………………………..Leandro Karnal
“Psicotrópicos” não substituem “Educação”!
(medicamentos)………………………………..(remédio)
“Ignorância Motivada” É uma doença que não usa “medicamentos”, e só se cura com “remédios”. Desafios mentais e suas disfunções naturais, devem e podem ser “prevenidos” com “mudulações do comportamento humano” (sentimentos / pensamentos / discursos / ações e reações); e se necessário com ajuda dos profissionais da mente (Psicólogos e/ou Psiquiatras).
“A verdadeira ignorância não é a ausência de conhecimento, mas a recusa em adquiri-lo.”
……………………………………….Karl Popper
• “O Amor é o reforço positivo e corretivo para o Ódio.”
…………………………………….. Skinner
IGNORÂNCIA
• é a falta de conhecimentos em particular,
• ou de sócio cultura em geral. …
• A ignorância só se combate com educação.
Pessoa ignorante não sabe ou não entende alguma coisa. Assim, ignorar é um verbo passivo. …
Logo, o indivíduo não tem culpa, ou melhor ainda, não é responsável por sua ignorância. Apenas é portador de uma “falta”, uma “falha” ou um “déficit cognitivo” (déficit de conhecimento).
Mas quando a Ignorância é algo que “Deveríamos Saber, e Não Sabemos”: caímos no que é conhecido como “Ignorância Motivada”. Aceitamos!
A ignorância motivada é uma opção, quando escolhemos, mais ou menos conscientemente, não saber mais, não nos aprofundar, não entender. É uma escolha pessoal! Essa ignorância é terrivelmente arriscada, perigosa, perniciosa. … Estamos frontalmente decididos a não crescer, não nos amadurecer psicossocialmente. Entregamos o ponto!
É uma Apatia Cognitiva!
É a falta de sentimento, com intenso impacto no nível cognitivo (aquisição de conhecimentos). Distorce nossa capacidade de foco/força/fé, nos tirando a concentração, inclusive nossa capacidade de reter dados e informações. …
- Nos tornamos reféns da nossa própria ignorância!
“A VERDADEIRA IGNORÂNCIA não é a ausência de conhecimento, mas a recusa em adquiri-lo”. ……………………………………………………..Karl Popper
• Informação não é conhecimento!
• Conhecimento não é sabedoria!
• Sabedoria é procurar informações e conhecimentos, com discernimento!
O sábio é sagaz, astuto, perspicaz ao fazer suas escolhas certas, separando o certo do errado. Tem juízo ao avaliar as coisas com bom-senso e clareza. Sabe escutar com humildade, enxergar e intuir, honrando o ser humano!
No mundo atual estamos deixando de escutar / enxergar / intuir as lições da natureza. Trocamos as lições ofertadas graciosamente pela natureza que compartilhamos, pelas facilidades da IA (inteligência artificial) inculcadas ininterruptamente e intencionalmente em nossas mentes. … nos fazem ‘focar’ a árvore, para não enxergarmos a floresta. …
Manipulam nossas ideias e crenças, por negarmos as evidências e opiniões que nos contrariam, pela emoção do MEDO.
Medo é uma resposta emocional potente, acompanhado de uma reação química. A emoção nos alerta sobre qualquer perigo ou ameaça física e/ou psíquica à nossa vida.
É por isso que preferimos ignorar, e não escutar, não enxergar e mesmo não discutir tudo o que não corresponde à “Nossa Visão de Mundo”.
A IGNORÂNCIA MOTIVADA é uma expressão de MEDO. Medo da exposição pessoal, ao retirarmos a máscara da nossa personalidade, expondo nosso caráter. …
Como nós instilamos (gota a gota) esse MEDO?
“O medo da nossa ignorância é uma sensação de que fomos sistematicamente inculcando ideias perniciosas (prejudiciais; que ocasiona danos; nocivas, ruinosas) durante o período educativo familiar (informal) / escolar (formal) / e das vivências mundanas (não formal). …
É um comportamento negativo, que construímos ao longo de anos. … nos levando a “Comportamentos Extremados”. … “Oito ou oitenta”!
Não afeta apenas nossa mente, mas sim, “Cada Célula da Máquina Biológica Humana”, que sente a presença da “IGNORÂNCIA MOTIVADA”. …podendo nos adoecer física e psicossocialmente!
Doença (OMS) é o desequilíbrio físico (corpo), mental (psíquico) e sócio cultural!
Paradoxal! ………..porque, para superar a ignorância devemos primeiro reconhecê-la, mas não podemos reconhecê-la por medo de ser rotulado como ignorante. É uma rua sem saída!
É uma pseudo “Zona de Conforto” ou seja, medo que não nos abandona, revestido de um halo negativista e asfixiante . … Todos adoram nos apontar o dedo pela ignorância motivada não assumida!
• Só sei que nada sei! Sócrates (469-399 a.C.)
• Presumir saber, é o primeiro passo da temida
……………………..IGNORÂNCIA MOTIVADA.
_ Como se livrar da ignorância motivada?
_ Fácil! “Autoconhecimento / Autoestima / Aceitação!” Informe-se com foco/força/fé das mudanças comportamentais necessárias! Com sabedoria module seu comportamento!
_ Qualquer momento é “IDEAL” para nos modificar modulando positivamente nossos comportamentos, corrigindo nossos maus hábitos.
Obs: Custo zero! Apenas adesão às informações, aos conhecimentos e às sabedorias! Diferente dos outros animais: “Temos consciência da nossa consciência”!
Parece fácil, mas não é! A ignorância motivada assumida nos cria um comportamento ou melhor um hábito resistente: Verdadeira carapaça!
“O hábito de se sentir ignorante se tornou algo mais forte do que o desejo de aprender.”
Tudo o que desafia nossas crenças é tão forte que nos mantém paralisados naquela (pseudo) ‘Zona de Conforto.’
Optamos pela ignorância pelo medo das verdades ‘nuas e cruas’! Em Portugal a expressão é utilizada para afirmar a veracidade do que se diz. “Eu prefiro dizer a verdade nua e crua, doa a quem doer.”
A escolha errada é como uma droga, gera consequências “boas” imediatas, nos cegando para enxergar as consequências “ruins” futuras!
Escolha saber!
(Sem dúvida uma bela opção!)
“O ignorante não é aquele que não conhece, mas aquele que não quer saber. …”
Portanto, o primeiro passo para expulsar a ignorância motivada é desenvolver uma mentalidade de crescimento, uma mente aberta que nos permita explorar com sabedoria o maior número possível de possibilidades.
“Não podemos nos livrar de nossos estereótipos e crenças da noite para o dia, mas podemos questioná-los e olhar além do que sempre consideramos garantido.”
Precisamos ir à luta para enfrentar o mundo, por mais desumano, desleal, corrupto, injusto, diferente ou incerto que ele seja. …
Nunca é tarde para mudar!
Sábios mudam de opinião!
Idiotas “Ignorantes Motivados”. preferem ter razão a serem felizes.
“Nunca discutas com um idiota. Ele arrasta-te até o nível dele, e depois vence-te em experiência.”
O ignorante motivado se esquece de que suas “escolhas” terão consequências imediatas e tardias. A sociedade costuma nos cobrar os resultados!