• Muzambinho.com
  • loja.muzambinho.com
  • Muzambinho.com
  • muzambinho.com.br

Ao envelhecer crescemos! por Antero Costa Filho

Redação30 de junho de 202316min1
Dr Anteroficial

Um dos maiores desafios da vida está em encontrar o equilíbrio entre a pessoa que devemos ser e a pessoa que queremos ser. … A luta é constante enquanto houver vida pela frente. Nossos planos de vida nem sempre coincidem com os Dele!…

Ao vivenciar a vida vamos perceber que aqueles que se preocupam o tempo todo com as “possibilidades da morte”,
……………..deixam devivenciar a vida”!

Vivenciar é valorizar cada segundo da nossa existência (vida), com experiências compartilhadas (AMIGOS). Isso fica mais evidente ao envelhecermos naturalmente e com gratidão pela vida vivenciada e compartilhada!

Faça valer a pena cada dia da sua vida, gerenciando suas emoções; assim, terá resiliência por ter vivenciado a vida sem agressões e ofensas! Na paz!

• “Sou todos os livros que li, todas as pessoas que conheci e todos os eventos que vivenciei.
………………………..Jorge Luis Borges.

• “Um cego é um prisioneiro. Há muito tempo estou cego. Comecei a ficar cego quando comecei a enxergar”
……………..Jorge Luis Borges.

A vida é uma sucessão de vivências (existências com experiências). Muitos querem atingir seu Estado Permanente Ideal”; mal sabem que isso é a morte em plena vida. Quem vivencia a vida, dá valores ao vivencia-la, e é grato por cada segundo de vida! O vivenciar é ativo, dinâmico e cheio de esperanças. É o esperar, acreditando no seu desejo com fé!

Vegetais e animais têm vida; existem (nascem / vivem / morrem)!

Seres humanos vivenciam ao compartilhar sua vida, aprendendo com ela (resiliência) e com “foco/força/fé” desenvolvendo suas virtudes, (qualidades, habilidades, dons, …), nunca se esquecendo da gratidão de ter, e estar vivenciando a vida no aqui-agora. …

De fato, pessoas que “apenas vivem” não gozam das maravilhas das experiências que a vida nos oferece. … precisamos enxergar, escutar e conversar conosco o tempo todo, compartilhando a vida com a natureza também. …

Viver é envelhecer, nada mais.
………………..Simone de Beauvoir

Envelhecer todos envelhecemos! “Envelhecer crescendo” é uma opção de vida de alguns. É nunca desistir de nunca desistir! É ter foco, fazer força e ter nos nossos sonhos. É acreditar!

Todo ser vivo tem um tempo pré-determinado de sobrevivência adaptativa ao meio ambiente. Sua finitude é certa e pode ser a qualquer momento. Inúmeras variáveis podem interferir neste tempo, ampliando ou reduzindo o que chamamos de VIDA. Organismos evoluem e involuem desde o nascimento até sua morte. …

A partir do século 21, a estimativa mais aceita é a de aproximadamente 13,8 bilhões de anos de existência. O Universo também ‘envelhece’.

Com a saúde em ‘perfeito estado’, pessoas podem viver entre 120 e 150 anos. A vida só tem sentido quando compartilhada com familiares e AMIGOS! Imagino que ninguém desejaria vivenciar a vida mais do que seu genoma permite! Perderia o sentido uma vida não compartilhada (vivenciada) sem os amigos!

NOSSO CORPO (físico / mental) é apenas um ‘VEÍCULO’ que permite nossa presença e participação no que chamamos vidas compartilhadas.

Alma é nossa porção imaterial, individual, que persiste na finitude do corpo (físico / mente)

ENVELHECER é acrescentar “anos” em nossas vidas! Envelhecemos o corpo físico. …independente da nossa vontade! Estamos programados pelo chamado “Genoma”. … (espécie de carta do proprietário)

CRESCER é acrescentar “vida” nos anos vividos! Isso depende da nossa mente (vontade)! Nossas escolhas farão a diferença na qualidade de vida vivenciada no aqui-agora, na nossa felicidade e bem-estar.

GENOMA

Para se ter uma ideia da complexidade do “Genoma Humano”, ele possui 3,2 bilhões de nucleotídeos, moléculas que constituem o DNA.

O Projeto Genoma Humano (PGH) foi uma pesquisa científica impar e impactante que contou com a participação de cientistas de 18 países.

Os resultados finais foram apresentados em abril de 2003, (graças a I.A.) com 99% do genoma humano sequenciado e 99,99% de precisão. … São 3,2 bilhões de nucleotídeos, moléculas que constituem o DNA dos 23 pares de cromossomos.

“Descubra Sua Ancestralidade” e revisite as origens do seu DNA. Com a inteligência artificial (IA), algo que parecia ficção, tornou-se realidade. … (um sonho utópico, ou seja, o inédito viável)

Diversamente do que se pensava, não somos vítimas (prisioneiros) dos nossos GENOMAS! Sofremos influências no DNA, sem afetar sua sequência no CROMOSSOMO. “Epigenética.”

• Envelhecer é acrescentar ‘anos’ em nossas vidas, sem qualquer esforço!
…………………………………(Aniversários)

• Crescer é acrescentar ‘vida’ aos anos vividos que nos engrandece e justifica as nossas ‘experiências vivenciadas’. Esta é uma prática utópica (inédito viável) da nossa presença na Terra!………. (Somos seres sociais!)

Compense seu “Envelhecimento físico natural”, pessoal, intransferível, inevitável, expandindo seus horizontes, “Crescendo como Ser Humano”. Seja empático, respeitador, atencioso, carinhoso, amoroso, AMIGO, tenha compaixão, seja misericordioso. … enfim, “use a força do perdão” e comporte-se como um ser humano!

E o envelhecimento físico?

Células são as unidades básicas de construção ‘Tijolos’! que formam nosso corpo. Unidade estrutural e funcional dos seres vivos.

Teorias biológicas do envelhecimento.

“A máquina biológica humana”
(Corpo e Mente)

100 trilhões de células!

Examinando o assunto sob a ótica da degeneração da estrutura e função das células, e dos sistemas orgânicos, o envelhecimento é normal, natural, e esperado, sofrendo influências de inúmeras variáveis. … (externas e internas)

“Teorias Biológicas do Envelhecimento”

Variáveis atuantes (diversas e diversificadas). …, interagindo umas com as outras, e manifestando-se através do “Fenótipo”. … (nosso visual. …)

Inexoravelmente nossas células sofrem agressões internas e externas desde o nascimento. Existem sistemas regulatórios e de defesa que nos protegem, mas, existem limites às agressões. …A virtude está encontrar o “equilíbrio” entre os excessos e a falta, ……………….em tudo!

Se envelhecer faz parte da vida, seria inteligente cooperarmos com esta nossa etapa de vida, ao invés de competirmos com a nossa herança genômica. …

• Informações não são conhecimentos.

• Conhecimentos não são sabedorias.

• SABEDORIA é utilizarmos as informações e os conhecimentos com discernimento e fazermos nossas escolhas com bom-senso.

O bom-senso pede “Equilíbrio Emocional”, atividades físicas com moderação, alimentação balanceada, ‘água / ar / sol’, respeito ao relógio biológico (sono reparador de energias), repouso, meditação, compaixão com nossos semelhantes que são diferentes de nós, respeito, atenção, humildade e misericórdia. …etc. Perdão um comportamento com poder de aliviar mentes em conflito. Gratidão é ter consciência das coisas, e em particular da Natureza (=Deus!). …

• TEORIAS:

o Genética (não somos reféns; nosso comportamento pode modular o “genoma”, alterando sua expressão: “Fenótipo” Epigenética!

o Danos de origem química… (incluindo ‘Medicamentos desnecessários’

o Desequilíbrio gradual do todo… (físico / mente / sócio-cultural / espiritualidade). ‘Doenças’

o Restrições calóricas (energias)… ‘Desnutrição’

Na realidade estas variáveis interagem entre si, com repercussões diferentes em cada indivíduo (Idiossincrasia = predisposição particular do organismo que faz que um indivíduo reaja de maneira pessoal à influência de agentes exteriores (alimentos, medicamentos etc.)

Envelhecimento é natural, previsto, inevitável. Não lute contra, aceite com sabedorias o que a natureza nos diz! Lute sim, a seu favor.

“O próximo grande salto evolutivo da humanidade, será a descoberta de que cooperar é melhor que competir”!
………………….Pietro Ubaldi

Somos como nos comportamos! Somos nossos sentimentos, pensamentos, discursos e ações/reações.

Esperam de nós um “Comportamento exemplar”, oportuno, adequado aos eventos, honrando o ser humano social que somos. Quanto as adversidades da vida, democráticas, tenha o equilíbrio do “bom-senso” (Razão + Sabedorias) ao enfrenta-las.

 

                                                   Amém.

  • Muzambinho.com
  • Muzambinho.com
  • Aki Tem Muzambinho

Um comentário

  • Luiz Carlos de Campos

    1 de julho de 2023 at 7:59

    A vida só é dura para quem é mole. Ditado popular!

    Responder

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *