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Etanol é a opção mais econômica em Minas para abastecer o carro, segundo ANP

Redação24 de julho de 20233min0
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Segundo a SIAMING, este é o menor patamar do preço do etanol nas bombas no ano

Abastecer com etanol já é mais vantajoso para os motoristas de Minas. Os dados são de um levantamento recente da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). Segundo a ANP, a média de paridade dos postos de combustíveis pesquisados no Estado é de 69%.

Apesar de não ser uma medida absoluta diante de veículos mais novos e eficientes, um parâmetro comum para saber qual combustível é mais econômico é a regra dos 70%. Na teoria, com o etanol, o carro anda cerca de 70% da quilometragem que andaria com a gasolina. Portanto, quando o valor do litro do etanol é abaixo deste percentual, ele passa a ser mais vantajoso.

A pesquisa da ANP também mostrou que, em Belo Horizonte, o etanol tem sido a escolha mais econômica nas últimas semanas. Em Minas, o preço médio do etanol é de R$ 3,680 contra R$ 5,330 da gasolina, relação de 69%. Em BH, por sua vez, o valor é de R$ 3,590 do etanol contra R$ 5,200 na gasolina.

Segundo a Associação das Indústrias Sucroenergéticas de Minas Gerais (SIAMING), este é o menor patamar do preço do etanol nas bombas no ano. Desde abril, o indicador CEPEA/ESALQ aponta uma queda de 25% no preço do etanol no produtor desde abril, início da safra 2023/24.

Minas se prepara para colher uma safra recorde de cana-de-açúcar, de 72,5 milhões de toneladas em 2023/24, segundo SIAMIG. Este volume supera em 6% as 68,1 milhões de toneladas processadas no período anterior. O maior volume registrado até então foi em 2020/21, quando 70,8 milhões de toneladas foram esmagadas.

A SIAMIG também projeta um aumento na produção de etanol na safra 2023/24, com previsão de fabricação de 3,06 bilhões de litros, superando em 6% os 2,89 bilhões de litros produzidos na safra 2022/23. Destaca-se o etanol hidratado, com uma estimativa de aumento de 14% na produção, atingindo 1,8 bilhão de litros.

Atualmente, 85% da frota circulante de veículos no Brasil é flex, podendo ser abastecida com etanol e/ou gasolina. Especialistas apontam que, o ideal, é conhecer a eficiência do próprio carro para saber qual combustível é, realmente, o mais vantajoso. Fatores como a estrada por onde se roda, se é de terra ou asfaltada, e a própria condução do motorista, podem influenciar na eficiência dos veículos.

Com Raíssa Pedrosa. 

Fonte: O Tempo

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